Os vírus para smartphones são bastante raros, é um facto, mas há muitas outras ameaças que podem prejudicar o “bem-estar” do seu terminal móvel, bem como colocar em risco as informações pessoais e confidenciais que nele estão armazenadas…

Os casos mais sonantes baseiam-se nas tentativas que algum malware alojado em sites e/ou apps móveis leva a cabo para conseguir roubar dados de acesso pessoais a serviços online como o PayPal, por exemplo, ou os de apps e serviços de homebanking.

Este é apenas um exemplo do que pode ameaçar o seu smartphone, que hoje em dia assume uma importância elevada na sua vida pessoal e no seu emprego, eventualmente.

Mas como é possível proteger o smartphone diariamente, evitando este tipo de ameaças? Em primeiro lugar, o imprescindível passa, antes de tudo mais, pelo bom senso do utilizador. É importante que cada um de nós desconfie constantemente de apps, sites, emails e outro tipo de elementos que pareçam diferentes do habitual e suspeitos.

Aqui estão três suites de segurança que, além de serem compatíveis e destinadas aos normais computadores, também incluem módulos pensados para proteção do seu smartphone como parte do pack total:


Por exemplo, se receber um email que supostamente vem do seu banco e que solicita a introdução dos seus dados de acesso, apague-o imediatamente e não forneça qualquer tipo de informação. Isto porque todas as entidades bancárias já fizeram saber que nunca enviam este tipo de comunicações…

Da mesma forma que um email de origem desconhecida que tenha em anexo um ficheiro suspeito deve ser ignorado e apagado, também. No fundo, devemos agir do mesmo modo que agimos no computador e na internet desde sempre, procurando evitar ameaças como o phishing e outros tipos de malware.

E aqui estão oito das apps de proteção gratuitas que encontramos mais bem cotadas na Google Play Store em termos de número de downloads (sendo que na Apple App Store este é um segmento praticamente sem expressão…):


Assim, existem naturalmente vários tipos de software que se dedicam a evitar e a erradicar ameaças do género no seu smartphone. Neste artigo mostramos-lhe duas “correntes” distintas: por um lado, apresentamos três de várias soluções integradas que existem para proteger o seu PC e todos os equipamentos que utiliza no seu dia a dia – são as suites de segurança propriamente ditas, que já conhecemos deste segmento, e que agora também incluem formas de proteger o smartphone e o tablet, por exemplo.

Por outro lado, trazemos-lhe igualmente as apps móveis do género que de momento são mais descarregadas na Google Play Store. São gratuitas, umas apresentam-se mais eficazes que outras, e servem essencialmente para otimizar o sistema do seu smartphone e/ou evitar ameaças que podem colocá-lo em risco. Espreite as galerias apresentadas e faça um esforço para manter o seu terminal móvel bem “blindado”…