Qual o principal lamento de quem “confia” no smartphone ou no portátil para quase tudo? Não fazer backups regularmente, visto que perder contactos, informações e ficheiros importantes é habitual sempre que uma das máquinas falha de forma conclusiva.

Este é um facto comprovado e “sentido na pele” por muitos leitores que nos contactam a solicitar ajuda em casos do género. E é também algo que lamentamos com a pergunta: “Mas por que razão não costuma efetuar backups de todos os seus equipamentos mais utilizados?”.

A resposta, habitualmente, é vaga e soa a desculpa. Apesar de ao longo do tempo termos avançados com vários artigos que apelam à criação de backups, desde a salvaguarda de fotos, por exemplo, até aos serviços online que podem ajudar, sem esquecer os recursos que prometem fazer backups do seu smartphone.

É verdade que fazer backups regularmente implica gastar tempo e dinheiro. Mas é certo que este “custo” pode revelar-se muito barato na hora em que lamentamos a perda de informação insubstituível… Nesse sentido, mais do que recomendar equipamentos e soluções que são fundamentais para criar uma rotina de backups, avançamos na galeria acima meia dúzia de dicas essenciais para o efeito.

Verá que nem sempre é preciso gastar dinheiro para fazer backups incrementais e agendados no tempo de tudo o que de mais valioso tem no seu portátil, da mesma forma que algumas apps mostram um funcionamento muito simples e prático na salvaguarda dos conteúdos do seu terminal móvel. A solução pode até já estar no seu equipamento sem que tenha reparado…

Depois destes conselhos práticos não tem desculpa: a perda de informação e ficheiros importantes – a vasta coleção de fotos e vídeos de férias, os ficheiros mais importantes do seu dia a dia profissional… – será algo que acontecerá única e exclusivamente por sua culpa! Percorra a galeria de imagens acima para ver as nossas dicas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.