Um portátil surge na nossa vida quando começamos a sentir necessidade de utilizar o computador fora de casa e em movimento, seja para fins de lazer ou trabalho. Consequentemente, e porque a aquisição de uma máquina do género acarreta sempre um investimento considerável, passa a ser importante protegê-lo durante o transporte.
Muitas vezes, uma mala típica, daquele tipo de usar e transportar “à tira-colo”, resolve o problema. E há dezenas de modelos, para gostos e dimensões de portátil distintas. Contudo, se conhece a sensação de ter de transportar um portátil de 15 polegadas todos os dias de e para o trabalho, certamente que a seguinte solução será tida em conta: uma mochila para portátil.
Em comparação com a mala, uma mochila tem a eterna vantagem de incluir duas alças, por assim dizer, o que acaba por equilibrar o peso e impedir que aconteça o desnivelamento das costas durante o transporte do portátil, especialmente se este for um pouco maior ou mais pesado.
Depois, normalmente as mochilas têm mais espaço disponível e mais compartimentos para guardar outros itens como o smartphone, o tablet, material escolar e até a marmita do almoço! São assim ideais não só para quem aprecia mais este tipo de bolsa para portátil, mas também para quem precisa de transportar vários objetos e um portátil com ecrã de 14 polegadas ou maior.
Regra geral, para guardar e deslocar uma máquina mais pequena, leve e compacta (com ecrã de 13 polegadas, por exemplo, ao bom estilo dos ultrabooks), é muito provável que uma mala mais convencional (e barata…) seja suficiente.
Experimentar antes de comprar
Assim, numa primeira instância, antes de partir para a compra de um portátil deve então verificar o que é necessário em termos de tamanho da máquina, e também ao nível do género e quantidade dos outros itens que deseja transportar juntamente com ela.
Há modelos de mochilas para portátil que incluem tão somente o espaço para o equipamento em causa, além de apenas um ou dois espaços extra. Por outro lado, as mochilas mais “funcionais” podem incluir compartimentos para tudo e mais alguma coisa, tanto no interior como no exterior.
Escola a mochila dependendo da dimensão de ecrã do seu portátil e do tamanho e peso da máquina em questão. Este é o ponto mais importante. Além disto deve ter em atenção aspetos como a impermeabilidade, o sistema de respiração e o conforto, por exemplo. Se vai usar a mochila durante algum tempo seguido, deve pesar todas estas questões. Mais importante ainda: experimente antes de comprar.
Basicamente, avançar para a compra de uma mochila para portátil é quase como comprar uma peça de roupa nova, por exemplo – além de ser vital fazer um “test-drive”, acaba por ser também indispensável escolher em função das nossas reais necessidades e gostos pessoais. Ninguém gostará de ter às costas uma mochila menos “bonita”, mesmo que no interior esteja uma máquina poderosa e/ou valiosa, certo?
Espreite então alguns modelos que identificámos recentemente aquando da escolha de uma nova mochila para um portátil de 15,6 polegadas que utilizamos no dia a dia normal e também para jogar de vez em quando. Não estão aqui todas, claro, por isso aconselhamos sempre a que pesquise e experimente bastante até à decisão final.
Nota complementar: dê igualmente atenção ao fator garantia, há modelos que incluem garantia vitalícia, o que pode ser uma vantagem para utilizadores mais intensivos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários