Quantas vezes já se esqueceu de um aniversário de alguém mesmo importante, ou teve de comprar um presente à última hora? E os concertos que não queria mesmo perder e para os quais acabou por chegar a atrasado na compra de bilhetes, encontrando todas as entradas esgotadas? Pois é, com o ritmo frenético do dia a dia às vezes é difícil manter a agenda organizada, um problema que toca a todos e que já motivou a criação de aplicações para ajudar a “arrumar” os acontecimentos mais relevantes.

A oferta é vasta, desde aplicações para instalar no computador a serviços web, para além dos calendários dos telemóveis e PDAs, mas o TeK reuniu alguns dos mais relevantes para que não se perca também entre muita informação.

Provavelmente usa já no trabalho um gestor de correio electrónico que tem uma agenda, partilhada ou não com os colegas. No caso do Outlook é possível manter uma agenda profissional partilhada mas também eventos pessoais para os quais recebe alertas com antecedência e que podem até ser carregados para o telemóvel se os sistemas forem compatíveis, o que acontece por exemplo nos Nokia com PC Suite.

A organização das férias em conjugação com os feriados nacionais e municipais é sempre uma opção inteligente e por isso convém que a sua agenda tenha estas datas actualizadas. Verifique se isso acontece e actualize o programa com plug ins se não for o caso.

Uma das aplicações web de organização do tempo que mais adeptos tem ganho é o Google. Já começa a ser hábito pensar que se há uma aplicação que faz falta a Google tem, e o calendário é uma delas. O Calendário Google faz jus a outras aplicações desenvolvidas pela empresa e permite a integração com outras agendas de utilizadores online, o que pode dar jeito dentro da família ou com amigos (íntimos).

A aplicação facilita ainda a organização de eventos, permitindo criar convites e enviar lembretes da aproximação da data, gerindo ainda as respostas. Os alertas importantes podem ser enviados para o email ou para o telemóvel, o que pode ser um incómodo ou uma ajuda importante.

http://imgs.sapo.pt/gfx/443537.gif

O Yahoo tem também um calendário com funções semelhantes e pode ainda optar por outros serviços como o Kiko ou o HipCal que foi adquirido pelo Plaxo e integrado no serviço da empresa de redes sociais.

Entre as aplicações para instalar no PC a EssentialPIM é uma opção a considerar. Custa 39,95 dólares mas permite a sincronização com PocketPC e Palm, respondendo às principais necessidades de agenda e contactos e garantindo importação e exportação de informação de múltiplos formatos.

Com suporte para o Vista, o Active Desktop Calendar integra o calendário com a imagem do desktop, tornando a visualização dos eventos mais imediata. A aplicação custa menos de 25 dólares e pode ser integrada com o Outlook, sendo possível adicionar feriados, fases da lua, calendários desportivos (norte-americanos) e até datas históricas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/443538.gif

Também pago é o serviço web Organize Yourself Online que “ensina” a organizar o escritório, crianças, tempo e finanças. O método é baseado no livro de Ronni Eisenberg e garante um plano pessoal com técnicas e inspiração para uma vida melhor gerida.

http://imgs.sapo.pt/gfx/443532.gif

Na concorrência a este serviço - que certamente ajuda a organizar a conta bancária das autoras do livro -, alguns sites têm como objectivo principal dar conselhos de forma gratuita sobre a forma de se organizar melhor, abarcando vários temas, entre os quais o tempo. É o caso da Organizing Network ou do LifeOrganizer, onde cabem sugestões para todos os gostos, desde a área profissional à família.

Se chegou até este ponto do texto já tem ideias e ferramentas suficientes para começar a organizar-se. Por isso, esqueça as desculpas do costume para saltar datas importantes e lembre-se que profissionalmente tempo é dinheiro mas a nível pessoal contam as experiências de vida cujas recordações ficam para sempre.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.