Apesar de os smartphones mais recente mostrarem capacidades incríveis quando chega a hora de fotografar e captar vídeo em alta definição, é certo que o mundo da fotografia “à antiga” encerra uma série de segredos que o transforma em algo mágico e apenas entendido a fundo por quem faz desta atividade profissão, ou por entusiastas que dedicam muito tempo ao estudo.

Se pertence a um deste grupos de utilizadores de uma câmara fotográfica, sabe do que estamos a falar; se não é e tem como objetivo a curto prazo começar a levar a fotografia mais a sério, então este artigo é para si.

Como seria de esperar, para ter na fotografia o seu principal hobby ou mesmo para ponderar ter na arte de pintar com luz uma profissão ou atividade secundária para ganhar algum dinheiro extra, vai precisar de ter uma câmara digital.

 

E não estamos a falar de uma compacta do tipo point and shot, mas sim de uma reflex ou de uma câmara de sistema compacto, visto que este é um segmento que consegue já apresentar modelos ao nível das câmaras DSLR mais bem equipadas e eficazes. Tudo depende do seu objetivo, de certa forma.

Depois, além de precisar de trabalhar e fotografar muito para conseguir evoluir a bom ritmo, deverá assimilar o máximo de conhecimento fotográfico possível e “aceitar” o máximo de dicas de fotografia possível.

O seu kit fotográfico, neste âmbito, não pode cingir-se a uma boa câmara fotográfica. Na mochila com espaço e condições para proteger e transportar todo o equipamento será preciso ter um conjunto “obrigatório” de itens e acessórios, até porque o material do fotógrafo pode mesmo fazer a diferença quando na mais movimentada sessão fotográfica no terreno.

O resto é inspiração – acompanhe e observe o trabalho dos melhores fotógrafos que conhecer… –, muito trabalho, espírito de sacrifício e perícia, também. E os resultados acabam por aparecer…

Quer estar bem equipado para começar ou para levar a arte fotográfica mais a sério a partir de agora? Então prepare-se para gastar algum dinheiro. Na galeria nesta página estão alguns dos mais importantes acessórios de fotografia que deve ter na sua mochila, com exemplos concretos encontrados por nós entre as mais recentes novidades chegadas às lojas portuguesas.

Quando as grandes fotos começarem a surgir – juntamente com o gozo de bem fotografar –, verá que qualquer um deles foi um excelente investimento.