São de utilização gratuita e permitem carregar e mostrar a todos os fotógrafos do mundo todas as fotografias que capta nas suas sessões fotográficas.

Além do principal, que é o “desfile” de fotografias de qualidade acima da média, encontramos também nestas plataformas alguns conteúdos de outras naturezas (muitos deles pagos…), como por exemplo workshops, artigos de blogs com muita informação pertinente sobre fotografia, cursos fotográficos e até prémios e passatempos.

Por outro lado, a possibilidade de poder comprar imagens sob a forma de quadros e molduras é uma realidade, da mesma forma que alguns serviços do género proporcionam ainda uma secção que não devemos ignorar: um espaço com imagens livres de direitos de utilização, que podemos descarregar e utilizar como desejarmos (desde que exista permissão do autor e respeito pelas regras de uso associadas).

A simplicidade de utilização e funcionamento destes serviços de portefólio fotográfico, apesar de não servirem essencialmente para armazenamento de imagens, é algo que acaba por ser bastante útil e procurado pelos fotógrafos profissionais e entusiastas.

Para esta finalidade, e mais indicadas para estes últimos do que para os primeiros, existem outras plataformas online que, mesmo não sendo especialmente pensadas para esta finalidade, permitem armazenar e partilhar fotos com quem quiser.

É o caso do Google Photos ou de serviços na cloud como o Dropbox e o OneDrive, por exemplo. Nestes casos tem apenas de colocar cada álbum de fotografias como ‘Público’ ou partilhar diretamente cada pasta com os seus amigos.

Uma questão de inspiração

Partilhar as suas melhores fotografias com os seus colegas fotógrafos e com todo o mundo não é o único propósito das plataformas de apresentação de imagens que destacamos na galeria acima.

Estes são os melhores “locais” para encontrar inspiração para a sua próxima sessão fotográfica, para o próximo género a fotografar e até para encetar um novo projeto fotográfico.

Não queremos com isto dizer que deve copiar o que encontra nestes portais executado por outros utilizadores, mas sim utilizar essas boas imagens como forma de se motivar a fotografar cada vez melhor.

Até porque, na maior parte das vezes, junto de cada fotografia estão as definições avançadas de câmara que o fotógrafo utilizou na captação da imagem em causa.

Acompanhar e observar o que é feito de bom pelos melhores é meio caminho andado para conseguir encontrar inspiração para os seus projetos fotográficos e assim intensificar e diversificar o seu trabalho fotográfico.

Não se admire, portanto, se “gastar” horas do seu tempo livre a navegar por entre todas as imagens mostradas nestes grandes portais de fotografia. E até pode comprar algumas delas, além de poder aproveitar outros recursos e conteúdos que coexistem com as imagens nestes endereços. Aproveite e torne-se um fotógrafo mais criativo!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.