Relógios desportivos, smartwaches com vocação para a atividade física, leitores de MP3 resistentes, auscultadores à prova de água, actioncams, etc. São inúmeros os equipamentos tecnológicos que podem servir de apoio e companhia a quem tem por hábito praticar desporto diariamente, certo?

Mas, sob outra perspetiva, existe outro tipo de aparelhos desportivos também equipados com tecnologias inovadoras e (muitos) pormenores tecnológicos, que, por seu turno, podem cumprir a missão de ajudar a fazer exercício físico sem que tenha sequer de sair de casa.

Estamos a falar do modo como vários dispositivos eletrónicos podem substituir ou complementar sessões de fitness que normalmente são realizadas no ginásio. Contudo, nestes casos, esses momentos de atividade física podem ser realizadas em casa, sem custos adicionais, e com estes gadgets, no fundo.

Não se trata propriamente de um personal trainer tecnológico, mas sim dispositivos que também conseguem complementar essa experiência, auxiliando na gestão dos treinos, na monitorização da atividade física e no controlo de peso e da alimentação.

Disso é exemplo o recente fenómeno das balanças digitais inteligentes, capazes não só de indicar o peso do utilizador como também de fornecer informações adicionais relativas ao bem-estar, saúde e forma física do mesmo.

E, para isso, este novo conceito de equipamentos tecnológicos recorrem à ajuda de um dispositivo eletrónico que assume uma importância bastante grande no nosso dia a dia: o smartphone.

Com apps e o smartphone a ajudar

Como seria de esperar nos tempos que correm, cada gadget de exercício físico (uns mais do que outros…) conta com o apoio do smartphone para as mais variadas tarefas de funcionamento e/ou gestão.

E a interface de ligação acaba por ser as muitas apps gratuitas que existem para o efeito, sendo estas oficialmente lançadas pelas fabricantes dos ditos dispositivos ou desenvolvidas por terceiros tendo em vista a ajuda nas atividades desportivas e de fitness, por exemplo.

Ou seja, hoje são muitas as apps móveis para iOS e/ou Android que podemos ter como companhia durante a prática desportiva, seja para monitorizar a atividades, seja para servir de guia especializado em orientar os exercícios.

No caso de vários equipamentos que encontra na galeria acima – são exemplos a corda de saltar eletrónica, os auscultadores “inteligentes” ou a balança digital –, o respetivo funcionamento tem nas apps móveis oficiais um forte apoio, sendo até mesmo fundamental o download e uso das mesmas.

Por isso, já sabe: praticar desporto e fazer exercício em casa? Sim, sempre, todos os dias, para bem da sua saúde. Ou mesmo no ginásio, se preferir. Mas sempre com a tecnologia a acompanhar e a ajudar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.