Já não imaginamos o mundo sem algumas coisas e para muitos o Twitter é uma delas (nem que seja pelas hashtags!). Tudo começou há precisamente uma década, a 21 de março, terça-feira, pelas 20h50, quando Jack Dorsey publicou aquele que é considerado o primeiro tweet da história.

Estava lançada a saga social dos 140 carateres, muitas vezes colocada em causa, mas que tem sobrevivido e que afinal parece bastar para uma série de coisas. As mensagens curtas revelaram-se suficientes para alertar, mostrar, informar e mobilizar a sociedade em vários momentos.

A rede social Twitter completa esta segunda-feira 10 anos. É utilizada muitos milhões de pessoas. Sejam líderes mundiais ou anónimos internautas e o seu poder é inegável

O Twitter acolhe desde líderes mundiais e espirituais ao mais anónimo dos internautas anónimos, mas são os “conhecidos” que marcam pontos nos retweets, claro. Os membros e ex-membros da boys band One Direction são campeões por excelência neste capítulo, em algumas ocasiões até mesmo contra Obama, mas ainda ninguém conseguiu bater Elle Degeneris desde a famosa selfie dos Oscars, com mais de 3,34 milhões de partilhas.

Já em número de seguidores, não há nada a fazer contra o mundo da música, onde neste momento @katyperry é rainha. Segue-se no pódio @justinbieber e @taylorswift13.

A partir deste canto à beira-mar plantado também se vão dizendo algumas coisas no Twitter. O maior embaixador português na rede social dos 140 carateres é @cristiano Ronaldo, mas há outros.

Houve também alturas em que o país entrou para o top de temas mais comentados da rede social. Sabe quando? A resposta assim como outras referências do Twitter em português seguem na galeria abaixo.

O papel e o peso do Twitter são inegáveis, mas a verdade é que a rede social de microblogging já teve melhores dias. Recentemente, e pela primeira vez na sua história, não conseguiu fazer com que o número de utilizadores aumentasse, embora os resultados financeiros até nem tenham sido maus. O que é facto é que já passaram 10 anos. Venham pelo menos mais outros 10, até porque aqui no TeK gostamos do Twitter.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.