Por vezes, a tecnologia parece ter mente própria e “recusa-se” a cooperar com o utilizador em alguns momentos importantes. Imagine: ligou o seu portátil para começar mais um dia de trabalho e tudo parece estar a correr bem até que, de repente, o teclado deixa de funcionar.

A questão torna-se ainda mais frustrante quando consideramos que existem várias situações que podem estar na origem do problema. Será uma questão relacionada com alguma incompatibilidade de software com o Windows, ou, então, um problema mesmo no hardware do teclado?

É certo que a resposta pode nem sempre parecer óbvia, mas existem medidas que pode pôr em prática para ajudar a encontra-la antes de correr a levar o seu computador portátil para o arranjo.

Do lado das soluções mais “superficiais”, por exemplo, por vezes, o processo de desligar e voltar a ligar o computador resolve certos problemas quase como por magia. Além disso, esta é uma boa ocasião para verificar se o seu teclado está limpo e se a sujidade não está a atrapalhar o seu funcionamento.

Mas, se já reiniciou o computador e se já fez uma limpeza a fundo do teclado e, mesmo assim, nada parece funcionar, chega a altura de verificar se a situação se relaciona com algum problema de software no Windows ou se o “culpado” é o hardware do teclado.

Clique nas imagens para saber o que fazer quando o teclado do portátil não funciona

Siga estes passos:

1 – Uma forma de verificar se está perante um problema de hardware ou software é verificar se o teclado funciona num ambiente de pré-execução. Vá às Definições do Windows e clique em “Atualizações e segurança”.

2 – Clique na opção “Recuperação” no menu do lado esquerdo. Na secção “Arranque avançado” escolha “Reiniciar agora”.

3 – Depois do computador reiniciar, no menu apresentado, selecione a opção “Resolução de problemas”.

4 – Clique em “Opções avançadas”.

5 – Escolha a “Linha de Comandos”. Assim que surgir poderá testar o seu teclado. Se verificou que não consegue usá-lo, este é um sinal de que está perante um problema de hardware. Neste caso, o melhor será mesmo deixar a resolução do problema nas mãos de especialistas.

6 - Se o seu teclado passou no "teste" é possível que o problema esteja do lado do software. Depois de reiniciar o computador, vá ao Painel de Controlo, clique na opção “Hardware e Som” e, de seguida em “Gestor de dispositivos”.

7 – Percorra a lista apresentada até encontrar a opção “Teclados” e clique na seta para abrir a secção. Clique com o lado direito do rato na opção do seu teclado e selecione “Atualizar controlador”. O Windows vai tratar de encontrar e instalar um novo driver para o teclado.

8 – Se o processo anterior não resultou, experimente a opção “Desistalar controlador”. Aguarde até que o processo esteja completo e, depois, reinicie o computador. O Windows vai identificar automaticamente o teclado e instalar o driver mais adequado.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.