É verdade que existem inúmeras aplicações não oficiais que se têm encarregado de fornecer um serviço de monitorização e gestão de aplicações que "abusam" da bateria do seu smartphone, mas agora é a vez da Google estrear a sua própria ferramenta para o efeito.
De acordo com um conjunto de utilizadores do Twitter, que exploraram a última atualização do Android (8.1 Developer Preview), a empresa está prestes a adicionar novas funcionalidades à secção da bateria que está integrada nas definições do smartphone.
Nesta nova zona, a Google encarregar-se-à de denunciar as aplicações instaladas que estão a gastar demasiada energia ao seu telemóvel. O nome da app surgirá acompanhado de um ícone de aviso (uma pequena bateria vermelha) e de algumas linhas que lhe dirão, pormenorizadamente, como é que esta bateria está a ser consumida.
Se clicar no aviso, ser-lhe-ão disponibilizadas algumas opções para corrigir o problema.
Um dos maiores problemas de gestão de energia nos equipamentos Android prende-se com um processo chamado "wakelock", em que as aplicações enviam pedidos de informação constantes ao equipamento, impedindo-o de entrar em hibernação - só desta maneira, o smartphone gasta o mínimo de bateria possível.
Ainda não existem datas para a disponibilização desta funcionalidade ao público, uma vez que pode não integrar a fase final do Android 8.1, mas esta novidade confirma a teoria de que a Google está a fazer esforços para melhorar os consumos de bateria dos equipamentos Android.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários