Desde 2014 que os nomes das diferentes versões do sistema operativo Android têm sido viradas para doces. Por isso não é de estranhar antigas designações como Android Donut, Android Cupcake e Android KitKat. Mas agora, a Google apresenta o nome de lançamento do Android Q, que, passa simplesmente a coincidir com o número da versão.

Android 10 é a escolha da gigante tecnológica que passa a apostar em nomes simples para uma maior acessibilidade em todos as línguas, depois do feedback da comunidade que sugeria que algumas designações "não eram compreendidas" pelos utilizadores a nível global. Dando como exemplo, as letras "l" e "r" não são distinguíveis em algumas línguas.

A escolha do nome da versão 10 do sistema operacional é, na opinião da Google, simples e compreensível em todo o mundo. "Consideramos que estas alterações vão tornar os nomes de lançamentos mais simples e intuitivos para a nossa comunidade global", escreve a empresa na publicação.

A própria imagem da marca Android foi renovada, num aspeto "mais simples e moderno". O design do logotipo inspira-se no “membro não humano mais popular entre a comunidade”, o robot Android. E as letras da marca, antes verdes, passam a ser pretas, depois de identificadas algumas dificuldades em ler o logotipo antigo, especialmente para pessoas com algum tipo de deficiência visual.

"Consideramos que com a versão 10 e 2,5 mil milhões de utilizadores ativos já era tempo de ser feita uma mudança", considera a empresa.

Inicialmente apresentada como Android Q, a nova versão beta do sistema operativo foi lançada no início de junho e a versão final deve estar disponível em setembro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.