A Google lançou a versão Beta 4 do Android Q. Esta nova atualização apresenta o API como sendo final (ficando designado como API 29), o que significa que os developers de aplicações podem testar totalmente a funcionalidade, compatibilidade e estabilidade de apps com base nesta versão. De acordo com o cronograma anunciado anteriormente pela Google, serão ainda lançadas as versões beta 5 e 6 no terceiro trimestre de 2019, antes de ser apresentada a versão final.

No Android Q Beta 4, podemos esperar novidades ao nível das funcionalidades de privacidade, como novas permissões de local, restrições na atividade em background ou alterações nos dados e identificadores. O armazenamento tem um limite definido e é necessária a permissão de localização para verificações wireless.

A nova atualização introduz ainda navegação gestual e funcionalidades multimédia como o dark mode, sugestões de respostas e ações em notificações ou partilha de atalhos. A câmara obtém o formato de profundidade dinâmica, estando também disponíveis os formatos AV1 e HDR10+. A API BiometricPrompt é compatível com a versão anterior, disponível na biblioteca AndroidX e a captura de reprodução de áudio permite legendas ou gravação do jogo.

Os utilizadores interessados poderão obter a versão Beta 4, para dispositivos Pixel, inscrevendo-se nesta página, sendo que quem já estiver inscrito para o Android Q Beta 3 receberá a atualização automaticamente.

Existem ainda 12 fabricantes envolvidas numa parceria com a Google para o desenvolvimento do programa Android Q Beta. Nesse sentido, modelos como Xiaomi Mi 9, Xiaomi Mi Mix 3 5G, Asus ZenFone 5z, Essential Phone, Nokia 8.1, Huawei Mate 20 Pro, LG G8 ThinQ, OnePlus 7 Pro, OnePlus 7, OnePlus 6, OnePlus 6T, OPPO Reno, Realme 3 Pro, Sony Xperia XZ3, Redmi K20 Pro, Tecno Spark 3 Pro, Vivo X27, Vivo NEX S, ou Vivo NEX A, que já tinham recebido a versão Beta 3, terão também a atualização para a Beta 4 nas próximas semanas, informa a Google.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.