Enquanto os carros autónomos não chegam, os humanos ainda têm tempo para dar provas daquilo que valem ao volante. Assim parece pensar a Liberty Seguros, que acaba de lançar a aplicação Hit the Road.
Diferentemente das aplicações que assentam num sistema de recompensa relacionado com o seguro automóvel, a nova app foi desenvolvida com base no conceito de gamification, ou seja, é como se de um jogo se tratasse.
Depois do consentimento expresso dos utilizadores, a app serve-se dos sensores do telemóvel para recolher informação sobre a sua condução, registando critérios como a velocidade de circulação, a força com que trava ou curva e o número de quilómetros que faz, entre outros.
Com base nos dados recolhidos através dos sensores, a aplicação calcula uma pontuação de zero a 100 para atribuir a cada viagem. Depois faz a média da pontuação de todas as viagens para calcular a pontuação geral do condutor, que aparece no ecrã principal da aplicação.
Num formato de gamification, a Hit the Road tem incorporados três tipos de desafios. Em todos é preciso cumprir um mínimo de viagens e um mínimo de quilómetros. O maior dos desafios é o individual, em que condutor vai aprendendo a conquistar melhores avaliações, que correspondem a estilos de condução mais seguros.
Mas a vertente de gaming não se fica por aí, incentivando os utilizadores a tentarem bater os resultados dos seus amigos ou candidatarem-se a prémios em equipa, participando em desafios que a Liberty Seguros irá lançar ao longo dos próximos meses. Neste arranque, está em jogo um prémio de 400 euros em combustível BP.
“Esta nova app é apenas um exemplo do que consideramos ser uma estratégia que permite ganhos num duplo sentido: não apenas incorpora uma componente “fun” e que incentiva à sua utilização, como, pelo conhecimento que recolhe do condutor, sugere-lhe comportamentos que melhorem, neste caso, a sua condução”, referiu Rodrigo Esteves, diretor de marketing da Liberty Seguros, em declarações ao SAPO TEK.
A evolução para um conceito de produto “pay as you drive” não está fora de questão, mas em sintonia com algumas outras seguradoras que estão no mercado português, o responsável considera que ainda é precoce passar a essa fase.
A aplicação Hit the Road está disponível para as plataformas iOS e Android.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários