Foi em 2019 que a Google lançou um sistema de backup automático para equipamentos Android registados no Google One, o programa premium que não só inclui mais espaço de armazenamento da cloud da tecnológica, como outras vantagens relacionadas com os seus serviços.

Esta semana, a gigante norte-americana anunciou, não só, que a ferramenta vai tornar-se gratuita para utilizadores de aparelhos Android, mas também que vai chegar ao iPhone - também de forma gratuita. Isto significa, naturalmente, que o back up deixa de estar condicionado pela assinatura do programa.

How to TEK: Como fazer backup das fotografias no Google Photos e libertar espaço no smartphone
How to TEK: Como fazer backup das fotografias no Google Photos e libertar espaço no smartphone
Ver artigo

O backup é salvo nos 15GB de armazenamento gratuito concedido pelo Google Drive a todos os utilizadores. Note que esta é a mesma capacidade utilizada pelo Gmail, Docs e Photos, pelo que pode ser algo limitado para alguns utilizadores. No caso dos iPhones, os backups podem ser geridos através de uma nova app do Google One que chegará, em breve, às lojas de aplicações.

Dado que a Apple já tem opções de backup para o iPhone, esta opção poderá ser útil, principalmente, para quem tem eventos guardados no Google Calendar. No entanto, a ferramenta permitir-lhe-á, também, guardar fotografias, vídeos e contactos.

No caso do iOS, a nova app do Google One terá ainda uma ferramenta de gestão de armazenamento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.