Se está à procura de aplicações para trazer nova vida ao seu smartphone a equipa do SAPO TEK tem seis sugestões, principalmente jogos, e são todos grátis.

Nos últimos dias dedicámos muito tempo à procura das novidades, ou de aplicações  úteis mesmo que não estivessem entre as mais recentes. Mas também falámos da aplicação #EstudoEmCasa, que agora também tem conteúdos dedicados aos alunos do 10º ao 12º ano, e da nova funcionalidade do WhatsApp com mensagens efémeras.

Na lista abaixo encontra vários jogos, mas também outras aplicações úteis, como a app de Resumos e a ECOPlay, para ajudar a reduzir o consumo de energia.

Harry Potter: Enigmas & Magia é o novo “match 3” da Zynga

Para os fãs de jogos como Candy Crush, este novo título de puzzles inspira-se na saga do famoso feiticeiro e transporta os jogadores para o mundo de magia de Hogwarts.

As regras são as mesmas de sempre: unir três peças da mesma cor para as eliminar do tabuleiro. Mas neste caso, em Harry Potter: Enigmas & Magia terá de o fazer com um estilo de feiticeiro, lançando os famosos feitiços Wingardium Leviosa para retirar alguns objetos do caminho que estragam a sequência, entre outros que ajudam a superar os obstáculos.

Os níveis estão repletos de criaturas para enfrentar, por isso terá de desbloquear novos feitiços e outras habilidades mágicas para ajudar a resolver os puzzles e passar de nível. Os feitiços podem ser melhorados, de forma a serem mais eficazes contra criaturas mais poderosas. A personagem também ganha pontos de experiência e sobe de nível, tornando-se mais eficaz a completar os puzzles.

Ao longo da aventura vai colecionar imagens de artefactos, locais mágicos e ainda coisas bizarras deste universo. Estas podem depois ser utilizadas durante os puzzles como ajudas. Há ainda desafios diários com recompensas diversas para incentivar os jogadores a regressar a Hogwarts.

Pode fazer o download gratuito de Harry Potter: Enigmas & Magia para iOS e Android.


E se o Apple Watch conseguir interromper os seus pesadelos sem o acordar? App já foi aprovada nos EUA

Através da aplicação Nightmare, o Apple Watch aciona uma vibração sempre que deteta que o utilizador está a ter um pesadelo. O objetivo é ajudar aqueles que têm um transtorno de stress pós-traumático.

Não conseguir descansar bem à noite e ter pesadelos pode ser uma realidade para pessoas com transtorno de stress pós-traumático (TEPT). No entanto, estes doentes contam agora com uma “ajuda extra”: uma app para o Apple Watch que melhora a qualidade de sono. A aplicação Nightmare aciona uma vibração para interromper o pesadelo sempre que o deteta, sem, à partida, acordar quem está a dormir, e foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), a agência federal de saúde dos Estados Unidos da América.

No site da app, a empresa deixa claro que a app monitoriza o utilizador apenas enquanto dorme. A Nightmare recolhe de forma contínua dados de frequência cardíaca, da vibração do corpo humano e do movimento, através do Apple Watch, para calcular os níveis de stress. Se o stress exceder um determinado limite, a app intervém com vibração.

App Nightmare

Através dos dados recolhidos, o equipamento é capaz de perceber quando é que o utilizador está a ter um pesadelo. Sempre que isso acontecer, o Apple Watch vibra para interromper o pesadelo mas sem acordar o utilizador. Se a app “abusar” na vibração e acordar a pessoa, esta adapta-se ao tratamento de cada indivíduo e da próxima vez, o seu vibrar não será tão forte.

Até 10 dias de aprendizagem para ajudar os utilizadores a dormirem melhor

A ideia é que a app analise e memorize o padrão de sono do utilizador durante os primeiros dias, por norma menos de 10. Depois da fase de aprendizagem, o Apple Watch passa a detetar de forma recorrente a frequência cardíaca e os movimentos da pessoa.

Numa altura em que existe acompanhamento médico para o TEPT, a app permite que os profissionais de saúde tenham um acesso fácil aos dados recolhidos. Toda a informação fica guardada num serviço de cloud seguro, de acordo com a empresa.

A Autorização da FDA surge pouco tempo depois do lançamento dos novos smartwatches da empresa da maçã. Para além de ter revelado em setembro o Apple Watch Series 6 por 439 euros, com um novo sistema de monitorização de sono, a Apple apresentou também o Apple Watch SE, um modelo mais acessível.


ECOPlay: a app grátis para ajudar a poupar energia de forma divertida

Com vídeos informativos e jogos sobre temas como a iluminação ou o aquecimento, a aplicação está disponível para iOS e Android e tem selo português.

Poupar energia é algo bom para a sua carteira e para o ambiente e agora há uma app que o quer ajudar a tornar essa missão mais fácil de alcançar. A aplicação chama-se ECOplay e foi desenvolvida por um consórcio europeu liderado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). A ideia é aprender como poupar energia de forma divertida, com jogos, vídeos e desafios.

Iluminação, aquecimento ou eletrodomésticos são alguns dos temas abordados em vídeos e em vários episódios. A app conta ainda com uma componente mais interativa, integrando questionários relacionados com decisões que toma no dia a dia em relação a comportamentos que o podem ajudar a poupar energia.

A app inclui, ainda, nos níveis mais avançados, uma série de seis episódios com elementos de ficção científica e suspense, onde a crise ambiental é o tema central. Consoante o desempenho do utilizador, pode conquistar distinções, e, desta forma, ficar mais bem qualificado no ranking da app. Ao longo do jogo, recebe também notificações que o incentivam a adotar comportamentos mais sustentáveis.

A aplicação foi desenvolvida no âmbito do projeto europeu FEEdBACk. A iniciativa tem como objetivo desenvolver, integrar e testar novas tecnologias ligadas à área da energia e aplicá-las com o intuito de promover a eficiência energética, através de uma mudança de comportamentos dos utilizadores.

Liderado pelo INESC TEC, o projeto conta ainda com a participação de oito instituições de sete países, nomeadamente Holanda, Reino Unido e Suíça, e é financiado em 2,3 milhões de euros, ao abrigo do programa Horizonte 2020. A aplicação está disponível em quatro idiomas (português, alemão, inglês e espanhol), em seis países: Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, Suíça e Dinamarca.

A ECOplay é grátis e está disponível na Google Play Store e na App Store.


Resumos é uma app portuguesa com certeza e está a “encantar” quem estuda

Não há nada como o passa palavra - ou nos tempos que correm o “passa partilha”? -, algo que combinado com utilidade só pode resultar em popularidade. Parece ser o que acontece com esta espécie de sebenta dos tempos modernos (e mobile).

O nome diz quase tudo: a Resumos é uma app de resumos realmente, neste caso das matérias escolares do ensino básico e secundário em Portugal.

A aplicação reúne mais de 500 matérias divididas em dois grandes grupos: 7º, 8º e 9º ano e 10º, 11º e 12º. No caso dos anos do ensino básico estão disponíveis resumos de estudo para Português, Ciências Naturais, Francês, Geografia, Historia, Inglês, Físico-Química, Matemática.

Para o ensino secundário Português, Biologia e Geologia, Economia, Filosofia, Físico-Química A, Matemática A, Geografia, História, História e Cultura das Artes, Literatura Portuguesa e MACS, são as matérias do 10º e 11º ano disponibilizadas e Português, Matemática A, História, Sociologia, Psicologia, Biologia, Física as do 12º ano.

Além do ano e da disciplina, as atualmente mais de 500 matérias apresentadas estão depois divididas por diferentes capítulos para explorar, com texto e imagens e por vezes com direito a áudio-resumos.

Os jovens utilizadores podem marcar e guardar os seus favoritos, tendo igualmente espaço para criarem os seus próprios apontamentos.

De aspeto “clean” e utilização simples, a Resumos é gratuita com anúncios – pelo que pudemos perceber pouco “intrusivos”, como se deseja numa aplicação do género. Por enquanto só está disponível para equipamentos iOS.


Há um jogo que mostra que a gentileza compensa... Neste caso basta tocar em corações para fazer o Bean feliz

Bean é uma personagem que está fechada num quarto vazio e que precisa da sua ajuda, num jogo de cooperação que, no final, quer reuni-lo com os familiares e amigos. Mas, para isso, é preciso que todos os utilizadores no mundo cheguem aos 43 biliões de toques de corações.

Nalguns jogos o objetivo é conseguir pontuações altas ou derrotar inimigos, mas o BeanKind incentiva os jogadores a cooperarem e não a competirem. Em plena pandemia, a ideia é ajudar a compor o quarto do Bean, para não ficar vazio. E no final, para além do quarto mobilado, pode ajudar a personagem a ter a companhia daqueles de quem mais gosta.

Cada vez que toca num coração, arrecada, precisamente, toques. E, quantos mais tiver, mais mobília também terá o quarto do Bean, que pode personalizar. Quer ajudar a personagem a ter uma cama ou um relógio? Então já sabe o que fazer.

Para além de ter um conceito individual, o jogo conta ainda com uma componente global para mostrar que juntos podemos tornar um lugar melhor, mesmo estando cada um em sua casa. Quantos mais toques todos os jogadores fizerem mundialmente, mais personagens no quarto pode ter o Bean.

O objetivo final é que o Bean se junte a amigos e familiares, numa altura em que também todos nós queremos que isso aconteça. Neste jogo, isso apenas vai acontecer quando forem alcançados os 43 biliões de toques em todo o mundo.

O jogo é grátis e está disponível para Android e iOS.


Warpath é o jogo de estratégia inspirado na Segunda Guerra Mundial

Este título permite treinar soldados e reunir um exército com unidades em diferentes disciplinas, utilizar um vasto arsenal e vários veículos de combate.

Para quem gosta de um jogo de estratégia em formato portátil, Warpath poderá ser uma proposta interessante pela profundidade e inspiração na Segunda Guerra Mundial. O jogador encarna um comandante que deve treinar soldados para o seu exército, equipando-os com diferentes armas, adotando estratégias para derrotar as forças da Raven, o inimigo desta história.

As unidades podem evoluir, ter acesso a novo arsenal, sendo possível escolher diferentes sectores, desde a infantaria, artilharia, utilizando tanques e outros veículos em combate. O jogo tem um sistema de bases, que deve construir em locais estratégicos, ou então ocupar os que estão disponíveis para expandir o território. Quanto mais terreno tiver no campo de batalha, mais fortes vão ficar as unidades.

O jogo apresenta uma história inspirada nos eventos da Segunda Guerra Mundial, apresentando capítulos, onde as personagens interagem através de novos diálogos, e mediante as escolhas poderá ter acesso a novos recursos. Há personagens especiais, com diferentes habilidades que pode adicionar ao exército, liderando as tropas no terreno de combate.

Pode fazer o download gratuito de Warpath em versões Android e iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.