Decorreu esta quarta-feira, em Nova Iorque, o evento da Samsung onde a empresa sul-coreana apresentou o novo Galaxy Note 8 ao público. Antes, o TEK foi a Londres, a um evento de pré-lançamento da marca , e teve oportunidade de ver a nova "estrela" da Samsung a funcionar ao vivo e a cores.

O primeiro equipamento da empresa com duas câmaras

O Note 8 é o primeiro smartphone da Samsung que incorpora duas câmaras fotográficas que, neste caso, vão servir para oferecer um zoom ótico ao utilizador. A câmara principal é de 12 MP, com tecnologia Dual Pixel e uma abertura f1.7, igual à que era utilizada nos equipamentos de topo da Samsung desde o Galaxy S7.

A câmara secundária é uma câmara telephoto que oferece um zoom ótico de 2x. Além desta característica, a junção das duas câmaras vai permitir tirar fotografias com um maior desfoque no fundo do objeto principal, o chamado modo retrato.

No caso da sul-coreana, não se chama modo retrato mas sim Live Photos e, antes ou depois de fotografar, o utilizador tem a possibilidade de escolher a quantidade de desfoque que quer aplicar ao fundo da fotografia. Além disso, as duas câmaras funcionam em conjunto para que, no momento do disparo, seja tirada a fotografia em "modo retrato" e, também, uma foto normal com a câmara principal. Desta forma o utilizador tem a possibilidade de ter o registo original do momento que pode, depois, aceder através da funcionalidade na galeria.

tek note 8 iphone 7 plus

A estabilização de imagem foi melhorada no Note 8 de forma a prevenir, ainda mais, as fotografias tremidas devido a mãos pouco estáveis. No evento em que o TEK esteve presente antes da apresentação oficial, a empresa preparou um cenário, onde foi aplicada uma certa vibração, em que comparou o Note 8 com o iPhone 7 Plus. O resultado foi de uma maior estabilização no Note 8 em que mal se notava que havia qualquer tipo de instabilidade.

No que diz respeito às selfies, o Note 8 oferece uma câmara de 8 MP, com uma abertura f/1.7 e estabilização ótica de imagem e, pelos testes realizados pelo TEK, a qualidade não desilude em nada.

Faça mais e melhor com a S-Pen

Este é o acessórios indispensável num smartphone da gama Note e, ao mesmo tempo, é este pequeno utensílio que torna o equipamento tão único em comparação à concorrência. A Samsung introduziu novas funcionalidades e melhorias que vão tornar a utilização da caneta algo (ainda) mais natural para o utilizador. Agora, a S-Pen tem uma ponta de 0,7 mm e 4,096 pontos de pressão.

Uma vez que o Note 8 tem o caracteristico Infinity Display da Samsung, a empresa quis aproveitar cada milímetro das 6,3 polegadas e então, nas laterais arredondadas, a caneta vai poder ser utilizada sem qualquer preocupação. Desta forma o limite da escrita será mesmo o contorno metálico do equipamento.

tek s-pen

Além deste pequeno detalhe, existe ainda a possibilidade de utilizar a S-Pen para criar mensagens animadas coloridas e únicas que pode, depois, partilhar diretamente através de qualquer tipo de serviço ou rede social.

Se estiver numa reunião ou, quem sabe, a fazer a sua lista de compras, desbloquear constantemente o ecrã do smartphone pode não ser o movimento mais cómodo apenas para escrever algo ou riscar um item da lista. A pensar em diversos cenários em que o utilizador pode tirar um maior proveito da caneta, a Samsung permite agora que as anotações no ecrã bloqueado sejam alargadas por centenas de páginas. Depois de tudo anotado, é possível guardar juntamente com as outras notas ou afixar no próprio ecrã de bloqueio, de forma a ter acesso à informação com um simples olhar.

Duas aplicações em simultâneo de forma mais rápida

Os ecrãs da Samsung há uns quantos anos que passaram a ser curvos nas laterais, pelo menos nos smartphones topo de gama. O Note 8 não é diferente mas é aperfeiçoado de forma a que o utilizador possa tirar maior partido das funcionalidades extra que este espaço oferece.

Neste caso, a Samsung introduziu aquilo a que chama de App Pair que serve para criar um atalho de duas aplicações em simultâneo. Esta funcionalidade aplica-se ao menu lateral e, por exemplo, pode escolher criar um atalho que execute o Google Maps e o Play Music ao mesmo tempo e, quando carregar nesse duplo atalho, o ecrã é automaticamente dividido ao meio com as duas aplicações prontas a serem utilizadas.

tek app pair note 8

Esta é uma funcionalidade que, depois de personalizada ao gosto do utilizador, vai permitir poupar algum tempo e otimizar a utilização do equipamento no dia-a-dia.

Uma utilização mais otimizada do DeX

O Samsung DeX foi apresentado juntamente com o anterior topo de gama, o Galaxy S8 e S8 Plus, e serve para oferecer ao utilizador uma utilização mais parecida com um desktop utilizando apenas o smartphone.

O sistema foi otimizado para o Note 8 e consegue tornar todo o processo mais fácil, rápido e semelhante a um computador normal. Para começar é possível agora forçar as aplicações que, de origem, não se conseguem adaptar à utilização de um ecrã maior, fazendo com que as limitações de aplicações de terceiros acabem.

Numa parceria entre a Samsung e a Microsoft, foi possível oferecer aos utilizadores uma experiência melhorada das aplicações Office 365 que se assemelham (muito) à versão utilizada num desktop normal. A gigante sul coreana juntou-se ainda a diferentes serviços de vídeo-chamada para que esta fosse possível de forma mais simples e rápida no Note 8. Caso tenha de sair do escritório à pressa ou tenha acabado de chegar e esteja a meio de uma chamada de vídeo, pode simplesmente interromper a ligação dos equipamentos que a transição não vai terminar a chamada. Os atalhos tradicionais do teclado passam também a estar disponíveis agora no DeX.

Os jogos foram também otimizados de forma a que se possam recorrer ao teclado para jogar como se fosse um jogo normal de computador. Desta forma não precisa de mover as personagens com o rato ou de outra forma, basta utilizar as teclas que sempre foram usadas nos jogos de computador até aos dias de hoje.

Tradução quase imediata de palavras ou frases

Uma funcionalidade que poderá vir a dar jeito a muitas pessoas é a tradução que o Note 8 consegue realizar, tanto de palavras como de frases inteiras.

Ao colocar a S-Pen por cima de uma palavra ou de uma frase, dependendo da escolha do utilizador, automaticamente o sistema vai apresentar um balão com a frase original e, de seguida, com a tradução para a língua desejada.

Desta forma o utilizador evita ter de utilizar uma aplicação dedicada para o efeito e também não precisa de abandonar a página onde se encontra para saber, ao certo, o que é que está escrito.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.