A BQ apresentou hoje em Lisboa os seus novos modelos flagship Aquaris X2 e Aquaris X2 Pro, com a promessa de oferecer smartphones com componentes de topo, a um preço mais acessível. Os dispositivos apresentam o certificado Android One, o que significa uma garantia de funcionalidades com elevadas expetativas pelos seus utilizadores no que diz respeito à eficiência, potência e segurança dentro do regulamento da Google. Os utilizadores terão a garantia de atualizações obrigatórias durante dois anos, e três para questões de segurança, na norma Google Play Protect. A otimização do programa garante ainda, por regra, uma utilização mais fluída e um consumo mais eficiente. Os modelos assentam na mais recente versão do Android Oreo 8.1.

Rodrigo del Prado, diretor-geral adjunto da BQ, refere que “todos os anos a marca deseja atualizar e melhorar o seu equipamento, e que para além dos melhores materiais que compõem o corpo do smartphone, procuram os melhores componentes”.

Tal como os modelos anteriores, lançados no ano passado, a qualidade fotográfica é uma das principais preocupações do fabricante espanhol. Para tal aposta as suas fichas numa câmara dupla, recorrendo a sensores Samsung de 12 MP e 5MP, com uma abertura focal de ƒ/1.8, o que permite captar imagens de qualidade superior com menor intensidade de luz. Ainda no que diz respeito às câmaras, os smartphones oferecem tecnologia multi-image processing e o disparo instantâneo ZSL, que segundo o fabricante permite obter imagens de planos interiores ou de paisagens noturnas com maior nitidez.

Durante a apresentação, a BQ salientou que os dois novos modelos estão no lote dos primeiros smartphones com o Google Lens introduzido na aplicação da câmara. “Somos os primeiros do mundo a lançar telefones com o Google Lens na aplicação de câmara, mesmo primeiro que as fabricantes gigantes”, destacou Rodrigo del Prado. Este sistema de deteção baseado em inteligência artificial consegue distinguir os diferentes objetos focados.

Para que dispense ferramentas de edição de imagem de embelezamento de retratos, a câmara traseira tem funcionalidades de Face Beauty, e uma ênfase especial no modo retrato e nos (cada vez mais na moda) efeitos bokeh. O efeito cria um realce especial nas pessoas fotografadas em primeiro plano, desfocando as imagens detetadas no seu fundo.

Já a câmara frontal de 8 MP é assistida por uma tecnologia designada por SoftNeuro, que segundo o fabricante baseia-se no sistema de IA de Deep Learning, capaz de detetar e isolar os modelos no modo retrato, e criar um efeito de profundidade. “Aos poucos iremos introduzir novas funcionalidades com suporte na inteligência artificial”, referiu o diretor da BQ.

Para dar um toque pessoal à app da câmara fotográfica, a BQ introduz novas funcionalidades, tais como filtros integrados, o modo Play Photos e um zoom digital até X10. Para além disso mantém as características do ano passado ao permitir gravar vídeos em resoluções 4K, suportado pelo sistema de estabilização Vidhance.

Para ver filmes, e não só

Para quem utiliza o seu smarphone para funcionalidades multimédia, ambos os modelos apresentam um ecrã de 5.65 polegadas, com uma resolução FHD+ e mais de 16,5 milhões de cores e uma luminosidade até 650 nits. Se optar pela versão X2 Pro, o ecrã é reforçado com o vidro 3D Gorlla Glass.

A tecnologia da Qualcomm está bastante presente nos novos modelos, tanto ao nível do processamento, como nas soluções de som. O sistema Qualcomm Aqstic propõe um ambiente sonoro mais envolvente para o utilizador, segundo a BQ, com valores mais baixos de distorção. A unidade de processamento fica à responsabilidade do Snapdragon 660 Octacore 2,2 GHz no modelo X2 Pro, e o 636 Octacore 1,8 GHz no X2 normal. A empresa refere ainda que conseguiu um maior rendimento em mais de 65% face ao modelo anterior e uma redução de consumo energético na casa dos 30% graças à tecnologia Kryo da Qualcomm.

Os novos smartphones apresentam uma bateria de 3100 mAh e tecnologia Quick Charge 4+ da Qualcomm que permite recarregar por completo o telemóvel em uma hora. Os aparelhos oferecem ainda leitor biométrico de impressões digitais, suporte a conectividade NFC e possibilidade de utilizar dois cartões SIM.

A BQ revelou que o modelo base, Aquaris X2 chega às lojas no próximo mês de junho em duas cores, Sand Gold e Carbon Black, com duas configurações: uma com 32 GB de armazenamento e 3 GB de RAM por 309,90 euros, e um mais poderoso, com 64 GB de espaço livre e 4 GB de RAM por 339,90 euros.

Já o Aquaris X2 Pro chega mais tarde, em julho, com três cores, Midnight Black, Glaze White e Deep Silver. Também será vendido em duas versões, uma com 64GB de armazenamento e 4GB de RAM por 389,90, e a "jóia da coroa" equipado com 128GB de espaço livre e 6GB de RAM por 499,90 euros.

Nota de redação: O artigo foi alterado para especificar o preço do Aquaris X2 Pro na versão de 128GB.