A Samsung vai apresentar hoje, diretamente de Nova Iorque, mais uma conferência Unpacked, dedicada à apresentação do novo Galaxy Note 10. Mas antes, partilhou a informação da nova geração de processadores fabricados pela empresa: o primeiro chip de 7 nanómetros baseado em técnicas de litografia através de ultravioleta extrema, abreviado EUV. O processador recebeu a designação de Exynos 9825. Segundo avança o Engadget, o primeiro equipamento a estrear o chip será o Galaxy Note 10, apresentado hoje. Por norma, nos Estados Unidos a Samsung opta pelo processador Snapdragon da Qualcomm, e é provável que a estratégia de oferecer os dois processadores em diferentes mercados se mantenha.

A fabricante refere que a nova tecnologia não só garante mais capacidade de processamento, como maior eficiência energética. A Samsung já está a trabalhar na nova técnica de fabricação há um ano, e embora seja agora introduzido nos equipamentos, a estrear no Galaxy Note 10, servirá de rampa de lançamento para a próxima geração, de 3 nanómetros.

Os chips de 7 nm vão ocupar cerca de menos 40% de superfície, em relação à anterior geração. Na prática, os novos chips vão permitir um aumento de 40% de eficiência, com 20% de maior performance ou até 50% de poupança de consumo de energia, quando comparado com a tecnologia anterior de 10 nm. No entanto, o Exynos 9825 é praticamente idêntico ao Exynos 9820, que já utilizava uma versão reduzida e intermediária do chip de 8 nanómetros. Até porque mantém os núcleos Cheetah M4 e o FPU Mali-G76, tal como o anterior. A Samsung promete melhores experiências de gaming nos equipamentos que utilizem este processador.

Segundo a fabricante coreana, o chip foi construído para suportar codecs em múltiplos formatos, suportando vídeo a 8K Ultra HD. No que diz respeito à conectividade, tem integrado o modem 4G LTE-Advanced Pro, mas também está pronto para ser emparelhado com a tecnologia 5G, o Exynos Modem 5100.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.