A Apple vai revelar a família de smartphones iPhone 12 com suporte a 5G a num evento virtual 15 de setembro. Entre os muitos rumores que circulam online, há um que aponta para a possibilidade de o iPhone 12 Pro Max integrar uma quarta câmara LIDAR.

Os sistemas LIDAR (da sigla em inglês Light Detection and Ranging), frequentemente utilizados em veículos autónomos, determinam a distância a que os objetos se encontram e a sua forma através da emissão de lasers pulsados em circuitos óticos integrados. O ambiente em redor reflete os impulsos de luz e o sistema utiliza essa informação para gerar uma imagem a três dimensões.

O sistema LIDAR usado no novo iPhone, que contará com um transmissor de VCSEL (Vertical Cavity Surface Emitting Laser) vai permitir medir a distância a que os objetos se encontram. Mas quais são as possibilidades abertas pela utilização de um sensor LIDAR num iPhone?

Poderá o iPhone 12 ter o sensor de realidade aumentada do novo iPad da Apple?
Poderá o iPhone 12 ter o sensor de realidade aumentada do novo iPad da Apple?
Ver artigo

É verdade que a tecnologia não é algo que se associe imediatamente a um smartphone, mas sua inclusão pode significar que o equipamento da Apple chegará com novas ferramentas e jogos na área da realidade aumentada e virtual.

Além disso, em agosto, Jon Prosser, um conhecido “informador” do mundo tecnológico, revelou no Twitter e mais tarde num vídeo no seu canal de YouTube algumas funcionalidades do iPhone 12 Pro Max. No menu de definições da câmara é possível ver uma seção dedicada ao sensor LIDAR com uma indicação de que pode dar uma ajuda a focar automaticamente uma imagem ou a detetar alguém no modo noturno ou de vídeo.

De acordo com rumores avançados pelo youtuber Filip Koroy, a Apple poderá mesmo “repescar” o mesmo sensor que existe no mais recente iPad Pro. Tendo por base a análise feita pela iFixit, o youtuber renderizou o modelo do sensor LIDAR em escala e “colocou-o” no hardware do iPhone 11 Pro e o resultado final revela que as duas peças se encaixam.

Conceito do futuro iPhone 12  com o sensor LiDAR na câmara do iPhone 11 Pro

Para já, o suporte à tecnologia foi apenas demonstrado no modelo mais caro da nova linha, embora o website Fast Company avance que existe a hipótese de surgir no outro modelo Pro. As melhoras a nível de competências fotográficas e as possibilidades acrescidas em jogos ou aplicações com realidade aumentada são certamente um ponto diferenciador do novo iPhone 12, no entanto, ainda há muito caminho a percorrer para demonstrar todo o potencial de um sensor LIDAR num smartphone.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.