Na semana passada a Samsung admitiu um problema relacionado com a autenticação dos smartphones Galaxy S10 e Note 10 através de impressão digital, quando os equipamentos utilizavam certas películas protetoras não licenciadas pela marca. A fabricante prometeu uma resolução para breve e segundo a Reuters já está pronta e a ser atualizada.

Segundo a própria Samsung, o problema afetava alguns padrões de impressões digitais, em algumas películas e capaz protetoras não oficiais, que entravam em conflito com o sistema biométrico ultrassónico introduzido nos modelos topo de gama da fabricante.

A correção já começou a ser distribuída na loja de apps coreana, mas a Samsung refere que irá enviar uma notificação a todos os utilizadores do S10 e Note 10 a informá-los da disponibilidade da atualização e a incentivá-los a instalá-la nos seus equipamentos. Ainda segundo a mensagem que acompanha a atualização na Coreia, os utilizadores devem apagar todas as impressões digitais guardadas no sistema e registar-se novamente, mas sem qualquer película ou capa protetora no ecrã.

Apesar desta solução de emergência, a Samsung pretende continuar a trabalhar no sistema de autenticação de forma contínua, para a tornar mais segura e melhorar as suas funcionalidades biométricas. Por outro lado, para os utilizadores que ainda não receberam a notificação de atualização, a fabricante aconselha a utilizar outros métodos de autenticação, seja o PIN, padrões ou palavras-passe.

Este problema de segurança terá levando mesmo o banco sul-coreano KaKaobank alertar os seus clientes para não utilizar o sistema biométrico do Galaxy S10 para aceder aos serviços, até serem resolvidos os problemas.

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