Antecipando o lançamento de Dreams, a PlayStation Portugal promoveu a realização de uma Game Jam, incentivando os criadores nacionais a colocar a sua criatividade à prova com uma experiência interativa sob o tema “ser português”. Para tal teriam de utilizar as poderosas ferramentas do novo título da Media Molecule para criar personagens, níveis e interações.

A Game Jam Online decorreu durante o fim-de-semana de lançamento de Dreams (14 de fevereiro) e tinha como prémio um saldo de 500 euros na sua carteira PSN para compras na PS Store. Os melhores trabalhos do concurso foram mostrados durante um evento de lançamento de Dreams, realizado no 1UP Gaming Lounge em Lisboa, que contou com alguns game developers portugueses.

O vencedor da Game Jam foi o projeto “Moniz Run”, desenvolvido por alunos da Universidade Lusófona de Lisboa, que desafia os jogadores a encarnarem o histórico Martim Moniz na sua conquista histórica de Lisboa frente aos mouros. Outro projeto disponível foi o “Croquete Simulator” do game designer português José Castanheira, oferecendo aos jogadores a oportunidade de controlar um… croquete por uma mesa de repasto repleta de chamuças e canapés… Também Filipe Pina, da Nerd Monkeys, contribuiu com o projeto “Templo das Lamúrias”.

Dreams chegou à PS4 e apresenta o espírito “Jogar, Criar, Partilhar” com todas as ferramentas que os jogadores necessitam para criar videojogos, níveis, homenagens, desafios e as menos prováveis experiências que pode encontrar, tudo graças à criatividade da comunidade. E para mostrar todo o potencial do editor, que se espera intuitivo, a Media Molecule criou uma aventura no modo história e outros níveis, recorrendo apenas e em exclusivo à caixa de ferramentas do jogo. E por isso é que contém o selo “Made in Dreams”. Ou se quisermos, “realizado em sonhos”…

O estúdio oferece também um formato narrativo, totalmente em português, chamado O Sonho de Art, que serve no fundo para compreender algumas das mecânicas possíveis de criar, enquanto conta a sua história. Neste caso trata-se um antigo músico de jazz enquanto sonha sobre a sua vida, situações do passado e do presente, descobrindo que precisa de corrigir a sua ligação com os seus membros da banda.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.