O segmento de TV é uma das áreas relevantes da TCL, que tem apresentado um crescimento impressionante nesta área, como sublinhou Tomson Lee, chairman e fundador da TCL, referindo que as vendas aumentaram 17%, mas mais de 20% na Europa, com 15 milhões de TVs LCD vendidas. Os números permitem que a empresa tenha chegado a 2º lugar no mercado global no ano passado, segundo os dados partilhados pela empresa.

A aposta nas áreas de desenvolvimento e produção sustentam a capacidade da empresa nas áreas de TV e ecrãs, onde a inovação passa pela nova estratégia de IA x Iot, numa combinação de inteligência artificial e das capacidade de internet das coisas (IoT).

O centro da estratégia está materializado na nova série X Series, que integra a solução TCL AI-IN, que permite a ligação a equipamentos de smart home com capacidade de inteligência artificial, que foi apresentada por Tiago Abreu o português que gere Design Innovation Lab da TCL na China.

A empresa está a apostar no 8K e garante que tem o primeiro televisor com 8K verdadeiro, de 33 milhões de pixeis, utilizando um canal de transmissão 8K, algoritmo de upscale 8K e processador 8K, tudo combinado para uma melhor imagem. Tiago Abreu lembra que os utilizadores querem televisores cada vez maiores e por isso faz todo o sentido apostar no 8K, mas com capacidade de upscalling em relação a conteúdos HD e 4K.

tek TCL TV range
tek TCL TV range

A nova série de televisores X Series com IA vai estar disponível em versões de 65, 75 e 85 polegadas, no início de 2020. Os preços não foram revelados.

A empresa apresentou hoje também um novo smartphone em marca própria, o TCL Plex, que destaca a qualidade do ecrã e que vai estar à venda em Portugal a partir do próximo mês, por 349 euros. Mas há novos modelos a caminho e protótipos de dobráveis que o SAPO TEK já experimentou.

O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades da IFA 2019 e pode seguir as notícias que estão a ser reveladas na feira de eletrónica de consumo em Berlim.