O Unity é um dos motores mais utilizadores nos videojogos, e o principal rival ao Unreal, na atualidade. A sua flexibilidade permite-lhe criar jogos para PC, consolas e ambientes Android, por exemplo, e tem sido utilizado em grandes títulos de relevo. A equipa levou na bagagem para o GDC uma demo tecnológica, neste caso uma curta-metragem de ficção científica chamada The Heretic e que foi criada pelos responsáveis de Adam and Book of the Dead.

O vídeo, que pode ver abaixo, foi renderizado em tempo real pelo motor, demonstrando algumas funcionalidades disponíveis aos criadores, nomeadamente os efeitos de sombras, partículas, reflexos e física. Mas foi sobretudo a apresentação de uma personagem com aspeto humano credível a principal motivação da equipa, já que até agora, as personagens utlizadas neste tipo de “show case técnico” utilizavam protagonistas que não pareciam humanos.

Veselin Efremov, diretor criativo da equipa interna de demonstrações do Unity, explicou no GDC, e citado pelo The Verge, que para criar uma animação como esta, é necessário conhecer o mundo ao detalhe onde se vai inserir: a sua história, personagens, situação política e económica, e outros detalhes. E só assim, se consegue atravessar a linha entre a ficção e a realidade, seja a arquitetura dos edifícios, os trajes da personagem e a tecnologia utilizada pelos intervenientes.

Na demo fica ainda demonstrado o assistente robótico da personagem, composto por elementos semi-independentes que podem ser reconfigurados em diferentes formas, dependendo das suas necessidades.

Esta demonstração utiliza ferramentas da versão Unity 2019.1, que será disponibilizada em breve, assim como algumas melhorias que só chegam na versão 2019.2. Além disso, e como se pode ver no fim do vídeo, esta é só a ponta do véu de um projeto de maior escala. Mas consegue, para já, surpreender tendo em conta algumas das limitações do motor em anteriores versões.