A evolução da integração das soluções que tornam as cidades mais inteligentes, ou smart, tem sido grande, e hoje é claro que os municípios não querem passar ao lado de uma transformação que simplifica a gestão de várias plataformas essenciais ao bom funcionamento das cidades mas que garantem também melhor qualidade de vida, e a felicidade desejada aos habitantes.

"Muitas ideias que pareciam ser da ficção científica estão hoje a ser aplicadas nas cidades", sublinha António Almeida Henriques,  vice presidente da Associação Nacional de Municípios e presidente do conselho estratégico do Portugal Smart Cities Summit.

São projetos concretos nas áreas da mobilidade, da energia, gestão de resíduos e outros aspectos da vida das cidades, que aplicam mais ou menos tecnologia mas que contribuem como “indutos de desenvolvimento e de maior felicidade para os cidadãos, e um mecanismo para criar valor para fixar Portugal como um país ´smart´ que produz valor e tem capacidade de exportar", refere.

O conceito de uma smart city pode não ser tão simples de fixar como parece, mas não está limitado às grandes cidades, e hoje muita da inovação começa nos municípios mais pequenos, sendo depois “copiado” pelos maiores, como destaca Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, sublinhando a necessidade dos autarcas aprenderem uns com os outros.

E foi isso que aconteceu nos últimos três dias no Portugal Smart Cities Summit que hoje termina, somando mais de 10 conferências, a intervenção de 100 oradores. No Centro de Congressos de Lisboa houve também espaço para exposição, onde foi possível ver e experimentar algumas das ideias que já estão em prática nas cidades portuguesas, e ainda conhecer projetos de empresas nacionais e de startups que estão a apostar na área das Smart Cities e que o SAPO TEK entrevistou nos últimos dias.

Na exposição do Portugal Smart Cities Summit há muitos exemplos de inovação aplicada nos municípios portugueses, com destaque para a sustentabilidade, mobilidade e eficiência energética, mas também nas plataformas digitais que fornecem serviços aos cidadãos.

Municípios são motor de desenvolvimento

Com mais ou menos integração, os municípios portugueses estão a aplicar os benefícios das ideias para smart cities, e um estudo que foi apresentado durante o Portugal Smart Cities Summit mostra que no último ano os projetos municipais nesta área passaram de 83 para 106, com domínio das temáticas de energia, mobilidade, inovação e governação. A valorização é evidente, sendo considerada uma área importante para o desenvolvimento do concelho, mas há apostas que ainda são residuais.

Hoje os projetos de smart cities já têm uma estratégia em perto de 60 municípios, com projetos verticais de inteligência urbana a serem registados em perto de 70 municípios portugueses. Mais de 70 das cidades que participaram têm um responsável por smart cities mas é ainda muito reduzido o número das que aposta em plataformas integradoras (menos de 10) e as que disponibilizam um portal de dados abertos (menos de 20).

O financiamento é porém um obstáculo a ultrapassar e António Almeida Henriques, vice presidente da Associação Nacional de Município, apela a que se faça a reprogramação de fundos comunitários e se inclua este tema no Portugal 2030.

Entre os muitos projetos mostrados no Portugal Smart Cities Summit distingue-se a apresentação do Viriato, o veículo autónomo que no próximo ano vai percorrer as ruas da cidade de Viseu e a rede de bicicletas partilhadas de Lisboa, que já conta com mais de 50 mil assinantes ativos.

Destaque ainda para a SmartAL, da Altice Labs, que já está em testes na Amadora e que fornece informação aos cuidadores de pacientes idosos ou doentes.

O SAPO TEK partiu ainda à descoberta de projetos de várias startups, como 0 projeto da Aquaponics funde a aquacultura e hidroponia num projeto de aquaponia que pode ser aplicado nos lares ou em escala industrial,  ou o sistema OnAtmos combina dados da atmosfera exterior como temperatura, humidade, barulho e qualidade do ar.

Pode ver toda a cobertura do Portugal Smart Cities Summit e conhecer os vários projetos neste link.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.