À medida que a data de chegada da PlayStation 5 se aproxima, a Sony decidiu fazer uma “surpresa” aos fãs mais curiosos e publicou um vídeo onde revela alguns dos mistérios que estão no interior da sua nova consola.
No blog oficial da PlayStation, Masayasu Ito, responsável pelo departamento de engenharia de hardware e operações da Sony Interactive Entertainment, explicou que a empresa começou a conceptualizar a PS5 em 2015 e que os últimos 5 anos foram completamente dedicados ao desenvolvimento do equipamento.
Além da questão da performance, a redução dos níveis de ruído e a melhoria dos mecanismos de arrefecimento estiveram no topo da lista de prioridades da fabricante japonesa e depois de um longo e complexo período de experimentação, o responsável afirmou que os gamers serão capazes de “ouvir” as diferenças por si próprios.
A cargo da “desmontagem” esteve Yasuhiro Ootori, responsável da equipa de design mecânico da PS5, que começou por demonstrar as diferenças de tamanho da nova consola em relação à geração anterior. Ao todo, a PS5 conta com 39 cm de altura, cerca de 10 cm de largura e 26 cm de profundidade.
Na parte da frente da consola é possível encontrar duas portas USB, uma Type-C e outra Type-A. Já a parte de trás dispõe de duas portas USB Type-A, uma porta LAN, uma entrada HDMI e a da alimentação.
A parte frontal possui uma porta USB Type-C e uma porta Type-A com suporte a USB de alta velocidade. A parte traseira possui duas portas Type-A com suporte a USB SuperSpeed, uma porta LAN, uma porta HDMI e uma porta de alimentação.
O responsável elucidou que toda a parte traseira da PS5 foi concebida para servir como uma porta de ventilação. A consola pode ser utilizada tanto na vertical como na horizontal, uma vez que a sua base é removível. Para retirá-la, basta apenas remover um parafuso que depois pode ser guardado num pequeno compartimento da base.
Os painéis laterais podem ser facilmente removidos para revelar a ventoinha de 12 cm de diâmetro e 4,5 cm de espessura que faz parte do sistema de arrefecimento. Em destaque está também um dissipador de calor que a Sony afirma que consegue atingir o mesmo desempenho do que uma câmara de vapor.
A pensar em futuras expansões a nível do armazenamento, a PS5 conta com espaço para uma placa SSD M.2 compatível com PCIe 4.0 . Yasuhiro Ootori mostrou também que é possível aceder com relativa facilidade à vasta maioria dos elementos que compõem a consola: desde o processador à memória GDDR6 de 8 GB.
Recorde-se que a PS5 chega ao mercado europeu no dia 19 de novembro, com um preço de 499 euros para a versão normal e outro de 399 euros para a versão digital, e com múltiplas novidades em matéria de jogos.
À PS5 vão chegar alguns títulos já conhecidos do público, seja em novos modos melhorados, como Grand Theft Auto V, ou em versões completamente novas, como Gran Turismo 7.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários