À medida que a data de chegada da PlayStation 5 se aproxima, a Sony decidiu fazer uma “surpresa” aos fãs mais curiosos e publicou um vídeo onde revela alguns dos mistérios que estão no interior da sua nova consola.

No blog oficial da PlayStation, Masayasu Ito, responsável pelo departamento de engenharia de hardware e operações da Sony Interactive Entertainment, explicou que a empresa começou a conceptualizar a PS5 em 2015 e que os últimos 5 anos foram completamente dedicados ao desenvolvimento do equipamento.

Além da questão da performance, a redução dos níveis de ruído e a melhoria dos mecanismos de arrefecimento estiveram no topo da lista de prioridades da fabricante japonesa e depois de um longo e complexo período de experimentação, o responsável afirmou que os gamers serão capazes de “ouvir” as diferenças por si próprios.

A cargo da “desmontagem” esteve Yasuhiro Ootori, responsável da equipa de design mecânico da PS5, que começou por demonstrar as diferenças de tamanho da nova consola em relação à geração anterior. Ao todo, a PS5 conta com 39 cm de altura, cerca de 10 cm de largura e 26 cm de profundidade.

Na parte da frente da consola é possível encontrar duas portas USB, uma Type-C e outra Type-A. Já a parte de trás dispõe de duas portas USB Type-A, uma porta LAN, uma entrada HDMI e a da alimentação.

A parte frontal possui uma porta USB Type-C e uma porta Type-A com suporte a USB de alta velocidade. A parte traseira possui duas portas Type-A com suporte a USB SuperSpeed, uma porta LAN, uma porta HDMI e uma porta de alimentação.

O responsável elucidou que toda a parte traseira da PS5 foi concebida para servir como uma porta de ventilação. A consola pode ser utilizada tanto na vertical como na horizontal, uma vez que a sua base é removível. Para retirá-la, basta apenas remover um parafuso que depois pode ser guardado num pequeno compartimento da base.

Os painéis laterais podem ser facilmente removidos para revelar a ventoinha de 12 cm de diâmetro e 4,5 cm de espessura que faz parte do sistema de arrefecimento. Em destaque está também um dissipador de calor que a Sony afirma que consegue atingir o mesmo desempenho do que uma câmara de vapor.

Playstation showcase: Sony revela novos jogos e o preço da PS5: 499 euros e 399 euros para a versão digital
Playstation showcase: Sony revela novos jogos e o preço da PS5: 499 euros e 399 euros para a versão digital
Ver artigo

A pensar em futuras expansões a nível do armazenamento, a PS5 conta com espaço para uma placa SSD M.2 compatível com PCIe 4.0 . Yasuhiro Ootori mostrou também  que é possível aceder com relativa facilidade à vasta maioria dos elementos que compõem a consola: desde o processador à memória GDDR6 de 8 GB.

Recorde-se que a PS5 chega ao mercado europeu no dia 19 de novembro, com um preço de 499 euros para a versão normal e outro de 399 euros para a versão digital, e com múltiplas novidades em matéria de jogos.

À PS5 vão chegar alguns títulos já conhecidos do público, seja em novos modos melhorados, como Grand Theft Auto V, ou em versões completamente novas, como Gran Turismo 7.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.