A Alphabet, empresa-mãe da Google, anunciou o lançamento de uma nova empresa cujo trabalho vai focar-se exclusivamente na utilização de inteligência artificial para a descoberta de novos medicamentos. A Isomorphic Laboratories vai pegar no trabalho feito pela DeepMind, ao longo desta última década, e identificar novos produtos farmacêuticos com base na estrutura estimada de inúmeras proteínas.

Demis Hassabis, CEO da DeepMind, vai também ser o chefe executivo da Isomorphic, mas a gigante norte-americana sublinha que se tratam de duas empresas diferentes, que vão operar separadamente com colaborações ocasionais.

DeepMind: nova IA consegue determinar a estrutura de uma proteína em conquista científica revolucionária
DeepMind: nova IA consegue determinar a estrutura de uma proteína em conquista científica revolucionária
Ver artigo

A inteligência artificial pode ser uma grande ajuda na descoberta de novos medicamentos, uma vez que pode analisar bases de dados inteiras num instante e encontrar moléculas que encaixem no alvo biológico em questão; ou ajustar compostos de forma automática. É importante notar que, nos últimos anos, centenas de milhões de dólares foram investidos em empresas que estão a desenvolver ferramentas do género.

A Isomorphic vai desenvolver modelos que ajudem a prever como é que determinados medicamentos podem interagir com o corpo humano, segundo afirmou Hassabis em conversa com a Stat News. A empresa pode não desenvolver os seus próprios fármacos, mas vender os modelos a empresas especializadas nessa fase do processo. O The Verge adianta que, para tal, há já uma equipa a trabalhar na celebração de parcerias com farmacêuticas.

É importante notar que a teoria e a prática nem sempre andam de mãos dadas, no que toca à criação de medicamentos. Na verdade, cerca de 90% dos fármacos que chegam à fase de testes, acabam por não seguir para produção, por não provocarem o efeito desejado no corpo humano.