Determinar as especificidades do clima em Marte nem sempre é uma tarefa fácil, mas a NASA tem um conjunto de exploradores que estão a ajudar os cientistas a desvendar alguns dos mistérios do Planeta Vermelho.

A agência norte-americana explica que, de modo semelhante ao que acontece na Terra, as estações também mudam em Marte. Por exemplo, a cratera de Jezero, localizada no hemisfério norte do planeta e onde se encontram o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity, assiste à chegada do Verão. Já no hemisfério sul, onde está o rover Curiosity, é Inverno.

Veja como os exploradores marcianos estão a ajudar os cientistas 

Como é que os rovers da NASA ajudam os cientistas a determinar o estado do tempo por terras marcianas? Por um lado, o rover Perseverance está equipado com o Mars Environmental Dynamics Analyzer (MEDA), um instrumento que permite medir a temperatura e humidade, assim como a velocidade e direção do vento.

Ingenuity testa com sucesso capacidade para voar em condições mais adversas de Marte 
Ingenuity testa com sucesso capacidade para voar em condições mais adversas de Marte 
Ver artigo

Os sensores que fazem parte do instrumento estão também concebidos para medir a quantidade e tamanho das partículas de poeira na atmosfera, algo fundamental para perceber o impacto dos ciclos de poeira no clima do planeta.

O MEDA é também fundamental para o Ingenuity, uma vez que lhe apresenta previsões do estado do tempo antes dos voos. Recorde-se que, recentemente, as temperaturas mais elevadas e a densidade atmosférica mais baixa tornaram a missão do helicóptero um pouco mais complicada, embora tenha conseguido executar com sucesso o seu 14º voo.

Veja nas imagens mais detalhes sobre o pequeno helicóptero que desafia a gravidade em Marte

Por outro lado, o rover Curiosity também está equipado com um conjunto de instrumentos que permitem analisar o tempo em Marte. Segundo a NASA, a Rover Environmental Monitoring Station (REMS) apresenta relatórios diários, analisando também a poeira marciana para identificar mudanças ao longo do tempo.

Veja nas imagens mais detalhes sobre o Curiosity

Lander InSight sentiu Marte a tremer durante 90 minutos
Lander InSight sentiu Marte a tremer durante 90 minutos
Ver artigo

Além do Perseverance e do Curiosity, o lander InSight foca as suas atenções no que se está a passar por baixo da superfície do Planeta Vermelho. Ainda em setembro, o lander registou um dos maiores terramotos alguma vez detetados no planeta, com uma intensidade de 4,2 na Escala de Richter e que o deixou a tremer durante cerca de 90 minutos.

O conjunto de exploradores fica completo com as três sondas que, à distância, registam o que se passa no planeta: Odyssey, Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) e Maven.