Depois de uma viagem de 29 horas, a tripulação da Crew-5, composta por Nicole Mann e Josh Cassada (NASA), Koichi Wakata (JAXA) e Anna Kikina (Roscosmos), chegou à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês).

A cápsula Endurance, onde seguiam os astronautas, chegou à ISS pelas 22h00 (hora de Lisboa). A tripulação da Crew-5 foi recebida com entusiasmo pelos astronautas da Expedição 68, numa “comitiva de recepção” composta por Bob Hines, Kjell Lindgren, Frank Rubio e Jessica Watkins (NASA), Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin (Roscosmos), e Samantha Cristoforetti (ESA).

Clique nas imagens para mais detalhes

Ainda antes de entrarem no local onde vão passar os próximos meses, a tripulação da Crew-5 passou perto de duas horas a levar a cabo um conjunto de procedimentos de segurança após a cápsula onde seguiam ter acoplado à ISS.

Ao todo, os astronautas vão realizar mais de 200 experiências científicas a bordo da ISS, estando também planeadas demonstrações tecnológicas. Entre as experiências em questão está um um estudo sobre o comportamento de órgãos humanos impressos artificialmente no Espaço, assim como outro centrado na observação de bactérias cultivadas em microgravidade.

Recorde-se que a cápsula Endurance seguiu rumo ao Espaço no dia 5 de outubro, numa viagem à “boleia” de um foguetão Falcon 9 da SpaceX a partir do Centro Espacial Kennedy. O foguetão separou-se da cápsula a cerca de 12 minutos após o lançamento, aterrando num barco autónomo que o aguardava no Oceano Atlântico.

A missão de lançamento correu como planeado, embora, anteriormente, tivesse perdido janelas de oportunidade devido a problemas técnicos. Esta é a oitava missão tripulada operada pela SpaceX desde que recebeu as credenciais para transportar astronautas para o Espaço.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.