Na reta final de preparação para o envio do rover para marte, no contexto da missão Mars 2020, a NASA quer batizá-lo, e para tal lançou um concurso às crianças norte-americanas para escolher o seu nome. Os estudantes terão até ao dia 1 de novembro para submeter as suas propostas, sendo que a competição será dividida em três grupos etários.

A NASA pretende receber nomes originais, apropriados e relativos ao contexto da missão Mars 2020. Depois de fechado o prazo, a agência espacial norte-americana vai escolher 52 semifinalistas por cada grupo, cada um representando um Estado ou território dos Estados Unidos. Depois será a vez do público escolher nove finalistas em janeiro de 2020. O anúncio do nome final que será dado ao rover será feito no dia 18 de fevereiro, correspondente a um ano antes da previsão da sua chegada ao solo marciano.

Durante o último ano o rover tem sido melhorado, tendo ganho pernas e rodas em junho na sua suspensão de mobilidade. As duas pernas do Mars 2020 são feitas de tubagem de titânio, num processo semelhante ao utilizado no fabrico de bicicletas. A NASA explica que as seis rodas instaladas atualmente no rover são apenas para testes e serão substituídas em 2020. As rodas têm o seu próprio motor, sendo que as duas rodas dianteiras e as duas traseiras possuem também motores de direção. Desta forma, o rover pode girar 360 graus num só lugar.

Também foi mostrado como o seu braço é forte, com 2,1 metros de comprimento, sendo capaz de movimentar pesos de aproximadamente 40 kg. O braço é composto por cinco motores elétricos e cinco articulações.

O rover Mars 2020 da NASA será lançado em julho do próximo ano, a partir da Estação da Força Aérea do Cabo Canaveral, na Flórida. Está previsto que aterre em Marte em fevereiro de 2021, sendo o local escolhido a cratera Jezero.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.