A SpaceX está a preparar a Starship, a nave que um dia poderá levar o Homem a Marte, para o seu primeiro voo orbital. De acordo com Elon Musk, a empresa está a fazer progresso no projeto e espera alcançar o seu próximo marco já em 2022.

Numa recente sessão online, organizada pela National Academies of Science, Engineering & Medicine, o CEO da SpaceX deu a conhecer que a empresa planeia terminar o desenvolvimento da plataforma e torre de lançamento nas instalações em Boca Chica, no Texas, com o primeiro voo orbital marcado para janeiro do próximo ano.

Elon Musk admitiu, no entanto, que existem alguns desafios. “Há muitos riscos associados a este primeiro lançamento”, explicou, acrescentando que existe a possibilidade de o voo não ter sucesso. “Mas acredito que faremos muito progresso”.

A própria data do lançamento pode vir a sofrer alterações, uma vez que as atividades da SpaceX no Texas estão a ser avaliadas pela Federal Aviation Administration (FAA), num processo que se prevê terminar no final de dezembro.

Elon Musk revela que SpaceX pode avançar com teste de voo orbital da Starship já em 2022
Elon Musk na sessão SSB & BPA Joint Fall Meeting, organizada pela National Academies of Science, Engineering & Medicine, acompanhado por um "convidado" especial.

Depois do voo orbital da Starship, a SpaceX tencionar realizar uma série de novos lançamentos ao longo de 2022. No futuro, e tendo em vista o desenvolvimento de um estilo de vida verdadeiramente multiplanetário, Elon Musk estimou ainda que a empresa terá de construir milhares de naves espaciais.

Recorde-se que, em outubro, a SpaceX testou os motores do protótipo SN20 em preparação para o voo orbital. Com mais de 50 metros de altura, o SN20 está equipado com dois motores Raptor, com um deles a estar optimizado para operar no Espaço. A cerca de 30 minutos depois do teste, a SpaceX revelou que o procedimento foi bem-sucedido, afirmando-se como um novo marco para a empresa.

SpaceX testa motores do novo protótipo da Starship em preparação para o primeiro voo orbital
SpaceX testa motores do novo protótipo da Starship em preparação para o primeiro voo orbital
Ver artigo

Num futuro próximo, o SN20 contará ao todo com seis motores Raptor. De acordo com a documentação submetida pela SpaceX à Federal Communications Commission (FCC), onde detalha todo o processo de voo orbital, a cerca de três minutos após o lançamento, os propulsores separar-se-ão do protótipo de nave espacial, fazendo uma aterragem controlado no Golfo do México.

O protótipo continuará o seu percurso, acionando os motores e realizando uma viagem quase à volta da Terra. A cerca de 90 minutos depois de ter sido lançado, fará a aterragem, possivelmente, numa plataforma marítima a perto de 100 quilómetros da costa do Havai.

A par do desenvolvimento dos protótipos da Starship, a SpaceX está também a trabalhar no sistema de recuperação dos propulsores reutilizáveis dos seus foguetões. A estrutura, apelidada “Mechazilla” por Elon Musk, ganhou recentemente um par de braços robóticos que lhe vão permitir apanhar propulsores reutilizáveis, como o booster Super Heavy, à medida que voltam à Terra depois de um lançamento.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.