No ano passado, a missão chinesa Chang’e 5 regressou à Terra depois de ter recolhido amostras da Lua, as primeiras amostras da superfície lunar obtidas pelos cientistas desde a sonda Luna 24, da União Soviética, em 1976. Agora, os investigadores revelam alguns dos mistérios que se escondem por entre a amostra, incluindo fragmentos “exóticos”.

Durante a edição de 2021 do Europlanet Science Congress, Yuqi Qian, investigador da Universidade de Geociências da China, deu a conhecer algumas das conclusões iniciais da análise das amostras recolhidas pela missão.

Clique nas imagens para mais detalhes

A análise permitiu verificar que cerca de 90% da amostra, que origina de uma zona no norte da região Oceanus Procellarum, é composta por rególito, também conhecido como poeira lunar. Os restantes 10% incluem elementos que surpreenderam os especialistas, incluindo fragmentos de um material vítreo, que poderá ter originado em fissuras vulcânicas antigas.

A amostra inclui também fragmentos que parecem resultantes de impactos e que, segundo os investigadores, podem ter vindo de uma região a mais de 1.287 quilómetros do local onde a missão aterrou.

Além da exploração levada a cabo pela China, os Estados Unidos continuam empenhados na preparação do programa Artemis de regresso à Lua. Recentemente, a NASA anunciou o Veículo de Exploração Polar para Investigação Volátil (VIPER) vai pousar no polo sul da Lua em 2023 para procurar água e outros recursos.

NASA chega ao polo sul da Lua em 2023 para procurar água e outros recursos
NASA chega ao polo sul da Lua em 2023 para procurar água e outros recursos
Ver artigo

O local da missão será perto da borda ocidental da cratera Nobile, onde o VIPER irá explorar a superfície e subsuperfície da área. A equipa da NASA avaliou trajetórias viáveis para o rover, tendo em conta os locais onde poderia utilizar os seus painéis solares para carregar e conservar o calor durante a sua viagem de 100 dias.

O VIPER, que será lançado a bordo de um foguetão Falcon Heavy da SpaceX, estudará uma superfície lunar de aproximadamente 93 quilómetros quadrados. Durante a missão recolherá amostras de pelo menos três locais em áreas cuidadosamente selecionadas que proporcionarão uma maior compreensão de uma vasta gama de diferentes tipos de ambientes lunares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.