À medida que a NASA se prepara para enviar o rover Preseverance para Marte no próximo dia 30 de julho, um novo vídeo da ESA demonstra ao detalhe a cratera de Jezero, o local onde é previsto o veículo espacial aterrar a 18 de fevereiro de 2021.

A Agência Espacial Europeia explica que o vídeo tem por base o mosaico de imagens captadas pela câmara de alta resolução da sonda Mars Express entre 2004 e 2008. A composição fotográfica combina as imagens com as informações topográficas recolhidas para fazer uma recriação a três dimensões da paisagem que foi depois gravada de diferentes ângulos.

Com um diâmetro aproximado de 45 quilómetros, a cratera de Jezero localiza-se na orla exterior da planície de Isidis. As investigações realizadas pelos cientistas sugerem que há cerca de 3,5 milhões de anos a cratera acolhia um lago e um delta.

Os investigadores acreditam que o lago perdurou durante algum tempo, uma vez que o delta precisaria de um período entre 1 a 10 milhões de anos para atingir a sua espessura e dimensão. Outros estudos indicam que o lago não passou por períodos de flutuação do nível das suas águas.

Destino da próxima “viagem” a Marte pode revelar se o planeta já teve vida
Destino da próxima “viagem” a Marte pode revelar se o planeta já teve vida
Ver artigo

Assim, a cratera de Jezero apresenta-se como um local ideal para a procura de vestígios de vida microbiana, pois as moléculas orgânicas conseguem ser bem preservadas nos deltas e sedimentos de rios.

De acordo com dois estudos recentes baseados nas descobertas da sonda Mars Express da ESA, as rochas ricas em carbonatos que existem no local poderão também ajudar os cientistas a descobrir como é que a cratera foi formada.

Perseverance parte para Marte amanhã. Saiba como acompanhar o lançamento

O lançamento do rover da NASA para o Planeta Vermelho acontece já no próximo dia 30 de julho. O veículo de exploração vai partir à “boleia” do foguetão Atlas V pelas 12h50 (hora de Lisboa) a partir do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

O rover Perseverance parte para Marte no próximo dia 30 de julho. Saiba como acompanhar o lançamento
O rover Perseverance parte para Marte no próximo dia 30 de julho. Saiba como acompanhar o lançamento
Ver artigo

A cobertura em direto do lançamento começa às 12h e pode ser acompanhada através do website da NASA, e através das páginas da Agência Espacial Norte-Americana no YouTubeTwitterFacebookLinkedInTwitchDaily Motion, e Theta.TV. Se tem um headset da Oculus pode ainda observar o lançamento através de realidade virtual.

Os entusiastas da exploração espacial podem participar nas várias atividades que a NASA está a preparar para assinalar a data especial. Através do NASA Social, um grupo Facebook aberto a todos os membros do público, os internautas podem ter acesso aos bastidores do lançamento.

O Perseverance leva consigo três pequenos chips que contêm os nomes de 10.9 milhões de pessoas. Embora todas as vagas já tenham sido preenchidas para o voo do dia 30, ainda poderá marcar uma reserva e assegurar que o seu nome é enviado numa próxima missão no website do Send Your Name to Mars.

Além disso, pode também colocar-se no papel de um explorador marciano e tirar umas quantas selfies em Marte através da Mars Photo Booth da NASA ou então usar os novos filtros de realidade aumentada do Facebook e do Instagram para se colocar aos comandos da missão ou até para explorar o rover ao detalhe.