William Shatner tem uma longa carreira em Hollywood, mas é mais conhecido pelo seu papel do Capitão James T. Kirk dos filmes e série original Star Trek. Com o turismo espacial a ganhar novas proporções, numa corrida a três, entre a Virgin Galactic, SpaceX e Blue Origin, são cada vez mais as viagens reveladas. A segunda missão tripulada da empresa de Jeff Bezos já está marcada para o próximo dia 12 de outubro.

Além do ator, a nave New Shepard NS-18 vai levar Andrey Powers, vice-presidente das operações e missões de voo da Blue Origin, assim como os membros da tripulação, Chris Boshuizen e Glen de Vries. A nova equipa sucede assim ao voo protagonizado pelo patrão da empresa, Jeff Bezos e dos restantes três membros, incluindo o seu irmão. Entre os dois voos, a empresa lançou mais um voo não tripulado, o NS-17 com uma duração de cerca de 10 minutos.

Associado desde sempre à ficção científica sobre viagens no espaço, este era um desejo há muito de William Shatner, que passará assim a ser a pessoa mais velha a viajar ao espaço. No voo anterior, Wally Funk, com 82 anos, tinha-se tornado a pessoa mais velha, mas poderá agora ser batida pelo ator de 90 anos. “Tenho ouvido falar sobre o espaço há muito tempo. Estou a aproveitar a oportunidade de o ver pessoalmente. Um milagre”, disse William Shatner no comunicado da Blue Origin.

O voo está marcado para as 14h30 do dia 12 de outubro, a partir do Launch Site One em West Texas. A bordo da nave vão também ser transportados milhares de postais da fundação da Blue Origin, Club for the Future, onde provavelmente serão leiloados para angariação de fundos para causas sociais.