Depois de a China e de os Emirados Árabes Unidos terem lançado com sucesso as suas primeiras missões com destino a Marte, a NASA está a preparar-se para enviar o rover Perseverance para o Planeta Vermelho no próximo dia 30 de julho a partir do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. O veículo de exploração vai partir à “boleia” do foguetão Atlas V pelas 12h50 (hora de Lisboa).

A cobertura em direto do lançamento começa às 12h e pode ser acompanhada através do website da NASA, e através das páginas da Agência Espacial Norte-Americana no YouTubeTwitterFacebookLinkedInTwitchDaily Motion, e Theta.TV. Se tem um headset da Oculus pode ainda observar o lançamento através de realidade virtual.

Além de poderem acompanhar o lançamento do rover em direto, os entusiastas da exploração espacial podem participar nas várias atividades que a NASA está a preparar para assinalar a data especial. Através do NASA Social, um grupo Facebook aberto a todos os membros do público, os internautas podem ter acesso aos bastidores do lançamento.

Quando o Perseverance partir com destino ao Planeta Vermelho levará consigo três pequenos chips que contêm os nomes de 10.9 milhões de pessoas. Embora todas as vagas já tenham sido preenchidas para o voo do dia 30, ainda poderá marcar uma reserva e assegurar que o seu nome é enviado numa próxima missão no website do Send Your Name to Mars.

Para assinalar a data com “pompa e circunstância” pode também colocar-se no papel de um explorador marciano e tirar umas quantas selfies em Marte através da Mars Photo Booth da NASA e partilhá-las nas redes sociais com o #CountdownToMars. Pode também usar os novos filtros de realidade aumentada do Facebook e do Instagram para se colocar aos comandos da missão ou até para explorar o rover ao detalhe.

Em preparação para a jornada de exploração no Planeta Vermelho

Mars 2020: NASA mostra como vai recolher amostras de Marte e trazê-las para a Terra
Mars 2020: NASA mostra como vai recolher amostras de Marte e trazê-las para a Terra
Ver artigo

Ao longo do seu desenvolvimento, o rover Perseverance já ganhou pernas e rodasum braço até um helicóptero. Depois de ter treinado os “moves” para a futura viagem de exploração, o Perseverance passou no primeiro teste de condução e, mais recentemente, aprendeu a manter-se equilibrado.

Como é que o rover vai recolher amostras por terras marcianas? A NASA explica que, graças a uma perfuradora na extremidade do braço robótico, o veículo vai perfurar o solo e obter amostras que serão armazenadas em tubos no seu interior. Após recolhê-las, vai colocá-las na superfície para recolha.

De seguida, o lander recorrerá ao Sample Fetch Rover e Transfer Arm para fazer a transferência das amostras para um foguetão e para o Mars Ascent Vehicle, utilizado para transportá-las do planeta para o espaço. A fase final da missão acontecerá em 2026, altura em que será lançado um Orbiter em direção a Marte. Ao chegar ao Planeta Vermelho, receberá a carga de amostras e projetá-la-á em direção à Terra, onde se prevê que chegue em 2031.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.