O Sol, a Terra e a Lua estão prestes a alinhar-se, fazendo com que esta última passe pela sombra do planeta azul naquele que será o último eclipse lunar total até 2025. O fenómeno será visível na Ásia, Austrália, América do Norte e do Sul e em algumas partes no Norte e Leste da Europa.

Em Portugal continental não haverá oportunidade de observar a escuridão que deslizará pela face da Lua antes que ela se transforme num profundo vermelho-sangue, pelo menos "diretamente". Mais sorte vai ter a região dos Açores, com direito a "eclipse penumbral".

Um eclipse lunar total significa que a Lua, na fase cheia, ficará completamente encoberta pela sombra da própria Terra, mas isso não quer dizer que fique "às escuras". Com a luz do Sol indireta e filtrada pela atmosfera, o satélite natural vai ganhar um belo brilho vermelho – e é daí que vem o popular nome de "Lua de Sangue”.

O processo demorará, no total, desde o seu início ao fim, cerca de quatro horas. Já sabemos que não vai ser possível observar o fenómeno diretamente em Portugal continental, mas há sempre a opção de acompanhar o eclipse pela internet, numa das transmissões que diversos observatórios ou plataformas, espalhados pelo mundo, fazem, como é o caso do The Virtual Telescope.

E enquanto este eclipse não acontece pode sempre espreitar as imagens sempre espetaculares de ver do eclipse lunar anterior, que ocorreu em maio último.