A missão da Crew-3 da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (EEI) voltou a sofrer um novo atraso. Depois de ter estado programada já para o final de outubro e depois para os primeiros dias de novembro, foi fixada uma nova data para 10 de novembro. Nesse dia, segundo a agência espacial norte-americana, a probabilidade de condições atmosféricas favoráveis é de 80%. 

Segundo a NASA, esta nova data foi fixada para dar tempo da Crew-2 regressar à Terra, antes da partida dos astronautas que vão substituir aquela equipa. O regresso da equipa da Crew-2 deve acontecer esta segunda-feira, 8 de novembro, às 19:05, hora de Lisboa. A viagem esteve marcada para domingo, mas devido às condições atmosféricas foi adiada um dia. 

A partida da Crew-3 vai acontecer às 02:03, hora de Lisboa, a partir do centro espacial Kennedy, na Flórida, esta quarta-feira, com chegada à EEI prevista para dia 11 às 00:10.  

A missão da Crew-3 vai ter uma duração de seis meses e é a terceira no âmbito do programa que junta a NASA à empresa de Elon Musk, através do qual a agência recorre a empresas de transporte espacial privadas para assegurar este tipo de transporte. Como a Space-X estão acordadas seis missões de transportes para e da EEI. 

NASA e SpaceX completam o lançamento da Crew-2 em direção à ISS com sucesso. Veja o vídeo
NASA e SpaceX completam o lançamento da Crew-2 em direção à ISS com sucesso. Veja o vídeo
Ver artigo

Os adiamentos na partida da Crew-3 ficaram a dever-se às condições atmosféricas, primeiro, e a um problema de saúde na equipa dos quatro astronautas, que a NASA explicou na altura não ser nada grave, nem relacionado com a Covid-19. Depois destes dois adiamentos, a data voltou a ser ajustada para permitir que a equipa da Crew-2 regressasse antes da próxima partida.

Os astronautas da NASA Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn, integram a missão Crew-3, bem como o alemão Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia.

Esta segunda-feira à tarde, o regresso da Crew-2 a Terra pode ser acompanhado em direto pelos canais multimédia da NASA, a partir das 17:40. Entretanto, aproveite para ver ou rever as imagens do lançamento da Crew-2, em abril deste ano. 

 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.