Depois de três anos de jejum, o Falcon Heavy vai voltar a voar, se as condições meteorológicas o permitirem, no próximo dia 1 de novembro, com hora ainda por anunciar. Os importantes testes de fogo estático já foram completados com sucesso e o seu lançamento ao espaço será feito a partir do complexo espacial 39A da Flórida. O novo voo do poderoso foguetão tem sido adiado ao longo dos meses este ano, com o primeiro previsto para maio, ao mesmo tempo que ainda espera a autorização do regulador para colocar no espaço a sua Starship.

No último ano, a empresa tem entretanto trabalhado na integração das várias componentes que vão compor o novo sistema de transporte espacial e no teste do booster Super Heavy e da cápsula (nas fotos), em separado.

No entanto, a Federal Aviation Administration (FAA) passou uma lista de 75 recomendações em junho que a SpaceX tem de cumprir, caso queira prosseguir com os seus planos de lançamento da Starship ao espaço, ao mesmo tempo que decorre uma análise de impacto ambiental às atividades da empresa de Elon Musk na zona envolvente.

No caso do Falcon Heavy que vai levantar voo na próxima semana, ultrapassou os testes de fogo estático que consistem na verificação da capacidade dos motores ligados, mantendo-se no solo. Segundo o Engaget, o voo USSF-44 é uma missão classificada para a Força Aérea dos Estados Unidos e carregará para o espaço duas cargas, ambas de satélites, que vão ser colocadas na órbita geoestacionária.

De recordar que o primeiro voo do Falcon Heavy, em 2018, levou a bordo um automóvel Tesla e ao volante um manequim, ouvindo-se na rádio a música Space Oddity de David Bowie. A SpaceX fez história, abrindo caminho à exploração espacial por empresas privadas.

Recorde as imagens na galeria:

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.