A Microsoft anunciou que a partir do próximo ano deixará de suportar o OneDrive para os sistemas operativos Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1. Numa nota deixada no seu blog, a gigante tecnológica refere que vai focar os seus recursos em novas tecnologias e sistemas operativos, para que os seus utilizadores tenham a melhor e mais atualizada experiência de segurança.

Assim, a partir do dia 1 de janeiro de 2022, deixará de atualizar a aplicação do OneDrive para os desktops nas referidas versões do Windows. E caso mantenha a aplicação no computador, esta deixará de sincronizar os seus ficheiros com a cloud a partir do dia 1 de março de 2022. Os utilizadores podem, no entanto, continuar a aceder e a atualizar os seus ficheiros na versão Web browser do OneDrive.

A fabricante recomenda os utilizadores que ainda usem os sistemas operativos visados que façam a atualização para o Windows 10 ou 11. No entanto, caso os respetivos computadores não suportem as versões mais recentes, deve fazer a cópia de segurança dos seus ficheiros a partir da versão Web do OneDrive, mantendo-os seguros.

No caso da utilização da aplicação de desktop do OneDrive para negócios, a partir do dia 1 de janeiro do próximo ano, o seu suporte será alinhado com o ciclo de atualizações do próprio Windows. A Microsoft relembra ainda que tanto o Windows 7 como Windows 8.1 nas versões Profissional receberam um prolongamento de suporte até ao dia 10 de janeiro de 2023.

Apesar dos constantes avisos da Microsoft para o fim do suporte de componentes ou dos próprios sistemas operativos, em janeiro foi publicado um estudo que indicava que o Windows 7 continua a ser utilizado por, pelo menos, 100 milhões de computadores. Ou seja, cerca de 20% de todos os computadores ativos atualmente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.