Se durante os próximos dias circular pela autoestrada lisboeta não fique surpreso se vir algum veículo sem condutor a passar por si porque hoje, segunda-feira, iniciam-se os testes com carros autónomos nas estradas portuguesas.

A prova, que se prolonga até ao dia 18, vai acontecer nos dois sentidos da CREL entre os nós da Pontinha e de Odivelas, a partir do meio da manhã e até ao meio da tarde. O objetivo é evitar as horas de maior tráfego no local, explica a Brisa ao Dinheiro Vivo.

Durante quatro dias dias, os carros vão utilizar uma via própria e estarão enquadrados dentro de uma formação de veículos da GNR, tendo que superar vários desafios criados artificialmente, como piso escorregadio, veículos parados ou marcha lenta.

Para conseguir ultrapassar cada um destes obstáculos em segurança e sem causar qualquer perigo para terceiros, cada carro vai receber uma notificação no sistema de forma a responder ao desafio proposto.

Este teste resulta de uma parceria entre a Brisa e o Instituto Pedro Nunes, que irá coordenar e avaliar os mesmos. A prova decorre no âmbito do projeto europeu AUTOC-ITS, que permite o desenvolvimento de soluções para os veículos autónomos poderem circular nas estradas europeias e o desenvolvimento de serviços colaborativos de transporte inteligente.

Além deste projeto, Portugal também irá investir 8,35 milhões de euros no projeto de estradas inteligentes C-Roads até final de 2020 para pôr os veículos na estrada a comunicar entre si e com a infraestrutura.

Com o apoio financeiro de Bruxelas, em 50%, o projeto de estradas inteligentes C-Roads vai funcionar em praticamente mil quilómetros da rede viária portuguesa e envolve mais 16 países da União Europeia.