Em conversa com o The Washington Post, Jim Ryan, CEO da PlayStation, disse não acreditar que a realidade virtual venha a desempenhar um papel fulcral nos meios de entretenimento interativo, pelo menos nos próximos anos. Ryan defende que a tecnologia tem ainda um longo caminho a percorrer, sugerindo assim que qualquer atualização que venha a ser feita ao headset de VR da empresa, está ainda a alguns anos de distância.

"A PlayStation acredita na realidade virtual e acredita que, a certa altura, no futuro, a tecnologia vai ser um elemento importante para o mercado do entretenimento interativo. Se vai ser este ano? Não. No próximo? Não. Mas se acabará por acontecer? Sim, é nisso que acreditamos", disse o responsável máximo pela PlayStation.

Sony já vendeu 4,2 milhões de sistemas PlayStation VR
Sony já vendeu 4,2 milhões de sistemas PlayStation VR
Ver artigo

A nova PlayStation 5 vai ser compatível com o headset lançado em 2016, mediante a utilização de um adaptador específico, que lhe permitirá conectar o aparelho à consola. No passado, várias figuras da marca assumiram reconhecer a importância da realidade virtual para a empresa, mas nunca uma delas fez qualquer declaração que sugerisse o desenvolvimento de um novo headset. Em abril de 2019, Mark Cerny, arquitecto de sistemas, afirmou reconhecer a importância do VR para a PlayStation, em conversa com a Wired. Semelhante afirmação fez Dominic Mallinson, outra figura da tecnológica, que confirmou, em maio do ano passado, que a nova PS5 não traria consigo qualquer headset de VR. No entanto, Mallinson discutiu, na altura, que existem algumas tecnologias apuradas que seriam boas adições a um eventual modelo.

Com estas declarações, percebe-se que a PlayStation não tem planos para fazer da realidade virtual uma parte importante do seu negócio. No entanto, é importante sublinhar que esta estratégia não é partilhada por todas as tecnológicas e bom exemplo disso é o Facebook, que acaba de lançar os novos Oculus Quest 2. Por enquanto, para Jim Ryan, a realidade virtual é ainda uma "tecnologia com coisas para provar", embora "intrigante e entusiasmante".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.