A ASUS atualizou o seu portefólio de produtos ProArt, direcionados para quem trabalha na área de criação de conteúdos, com dois novos monitores 4K HDR mini-LED. O PA32UCX-P e o PA27UCX foram concebidos para disponibilizar um desempenho de cores de nível profissional e chegam ao mercado português com um preço que ronda os 3.200 euros.

Através da tecnologia de otimização de contraste Off-Axis, os novos monitores da ASUS prometem solucionar as falhas ao nível da precisão de cores em modo de visualização grande angular encontradas na maioria dos ecrãs com mini-LED. A tecnologia permite reduzir o efeito de halo até 80% e aumentar até sete vezes mais a taxa de contraste para cores mais escuras para que o conteúdo seja exibido com nitidez.

Com a tecnologia Smart HDR da ASUS, os monitores apresentam suporte a vários formatos HDR, incluindo o Dolby Vision HDR, uma tecnologia inspirada no cinema que fornece milhares de milhões de cores, permitindo realces até 40 vezes mais brilhantes e pretos até 10 vezes mais escuros.

O suporte ao HDR10 assegura a compatibilidade com serviços de streaming de vídeo e com um vasto conjunto videojogos. O HDR10 é também suportado pela função HDR Preview, dando aos criadores de vídeo a opção de ligar a câmara diretamente aos monitores e visualizar o conteúdo capturado. Já o suporte para HLG permite uso em transmissões de televisão por satélite, no qual se incluem o iPlayer da BBC e o DirecTV.

Enquanto o ProArt PA32UCX-P dispõe de uma profundidade de cor de 10-bits com brilho máximo de 1200/m2, o PA27UCX disponibiliza um brilho máximo de 1000 cd/m com um elevado leque de cores para trabalhar em edição e pós-produção de vídeo. A tecnologia de pontos quânticos presente nos monitores suporta a gama de cores padrão de cinema DCI-P3.

Os equipamentos são pré-calibrados para assegurar a precisão de cores delta-E e ambos apresentam tecnologia avançada em escala de cinza, assim como soluções que garantem 95% de compensação de uniformidade, evitando flutuações de brilho e cor em diferentes partes do ecrã. Os monitores incluem ainda o software ASUS ProArt com apacidade para suportar os principais sistemas de calibração de cor XRite, Datacolor, Klein, Calman e Light Ilusion ColourSpace CMS.