A NASA confirmou a descoberta de um exoplaneta com aproximadamente o dobro do tamanho da Terra. O K2-288Bb está localizado numa zona habitável da sua estrela, ou seja, faz parte do conjunto de mundos que podem ter água líquida na superfície. Está a 226 anos-luz de distância, na constelação de Tauro.

Segundo a NASA, poderá ser rochoso ou poderá ser rico em gás, de forma semelhante a Neptuno. O seu tamanho é raro entre os planetas além do nosso sistema solar, sublinha a agência espacial norte-americana. Acredita-se que o K2-288Bb tenha 1,9 vezes o tamanho da Terra e metade do tamanho de Neptuno, dimensão que o coloca dentro de uma categoria recentemente definida, denominada “Fenda de Fulton”.

NASA divulga a primeira imagem do espaço capturada pelo "caça planetas" TESS
NASA divulga a primeira imagem do espaço capturada pelo "caça planetas" TESS
Ver artigo

Isto porque a maioria dos exoplanetas estão divididos em dois grupos: superterras - planetas rochosos, como a Terra, mas com até 1,75 vezes o seu tamanho; ou minineptunos - planetas gasosos cujo tamanho seria duas a 3,5 vezes maior do que o planeta azul - que por sua vez é quatro vezes menor do que Neptuno. Este fica no limite das duas classificações.

O K2-288Bb foi descoberto graças aos dados reunidos pelo telescópio espacial Kepler (oficialmente "reformado" em novembro do ano passado), com a ajuda da análise de suas estudantes, Adina Feinstein, da Universidade de Chicago, e Makennah Bristow, da Universidade da Carolina do Norte.

No mesmo dia em que confirmava a descoberta do K2-288Bb, a NASA anunciava que as câmaras integradas na missão TESS “avistaram” o seu terceiro planeta fora do nosso sistema solar, depois de Pi Mensae c e de LHS 3884b. Este foi batizado de HD 21749b, tem três vezes o tamanho da Terra e 23 vezes a sua massa. Está localizado a 53 anos-luz da Terra, na constelação de Reticulum e completa uma órbita em torno da sua estrela a cada 36 dias. A temperatura na sua superfície é de 150 graus Celsius.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.