O Stadia é considerado um dos melhores serviços de cloud gaming do mercado, mas no que diz respeito à tecnologia e viabilidade da experiência de gaming. A Google ainda continua a lançar novidades a conta-gotas e o seu catálogo de jogos ainda não é satisfatório. Mas a tecnológica revelou que a aplicação do Stadia foi atualizada com a possibilidade de emparelhar o smartphone como um controlador para jogar nos televisores.

A utilização dos smartphones pode resolver situações de quer jogar com amigos ou familiares e não ter comandos suficientes à mão. Mas assim todos poderão ter um comando no bolso que podem utilizar nos jogos do Stadia. No entanto, esta funcionalidade apenas pode ser usada em televisores compatíveis, nomeadamente o Chromecast Ultra, o Chromecast with Google TV ou qualquer televisor Android TV. É possível que no futuro o suporte chegue aos sistemas operativos de outras marcas de televisor.

Veja na galeria imagens do uso de smartphone como comando:

Os smartphones são emparelhados aos respetivos aparelhos a correr o Stadia via Bluetooth, através da funcionalidade Phone Link da app, depois da TV e o equipamento serem encontrados na mesma rede de Wi-fi. Depois pode escolher a opção Phone Touch Gamepad, passando o seu ecrã tátil a assumir o layout de um comando convencional.

A atualização adiciona ainda o suporte a comandos fornecidos por diferentes fabricantes que agora podem ser utilizados nos seus jogos, na lista de seleção do gamepad. Esta nova atualização do Stadia anula a obrigação de utilizar o comando oficial do serviço para jogar no Chromecast Ultra. Os outros sistemas ainda eram compatíveis com os comandos da PS4 e Xbox One, mas a lista cresceu.