O responsável pela Powerwall da Tesla, Arch Rao, tem uma nova empresa dedicada a otimizar, gerir e potenciar a eficiência energética dos lares. O sistema da Tesla é basicamente uma bateria gigante de armazenamento de energia solar para os gastos domésticos, mas a SpanIO pretende ir mais longe ao oferecer aos moradores das casas total controlo sobre os seus gastos energéticos, e não só.

A ideia é substituir os típicos quadros elétricos que há décadas evoluiu dos fusíveis para disjuntores, mas que os moradores não têm muita interação para além de ligarem ou desligarem o corte de corrente de determinadas partes da casa. No lugar dos quadros convencionais, estará um sistema digital acoplado aos disjuntores de corte de energia chamado SPAN.

Ao redesenhar os quadros elétricos, será possível integrar os sistemas de energias renováveis, o seu armazenamento e mecanismos que pretende facilitar aos donos de viaturas elétricas de os recarregar. O sistema tem um maior controlo da fluidez da energia, medindo voltagens e possibilitando que cada circuito independente seja ligado e desligado.

Na prática toda a informação será arrumada numa aplicação do smartphone, que os utilizadores podem consultar, ver estatísticas, observar onde está a ser gasta mais energia e tomar ações de gestão do mesmo. Da mesma forma, os habitantes da casa podem regular a intensidade de luz das divisões, ou simplesmente desligar e ligar, através do dispositivo, como pode observar no vídeo.

E quando se falar na luz, fala-se nos eletrodomésticos, cada vez mais inteligentes. E através do SPAN, os utilizadores podem configurar quais os dispositivos ou divisões da casa usufruem das cargas adicionais, em casos de quebra de energia.

A empresa já está a vender os produtos na Califórnia e Havai, onde há procura de instalações de sistemas de painéis solares, refere o Tech Crunch.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.