Um grupo de investigadores da Universidade de Ritsumeikan, no Japão, desenvolveu dedos robóticos em miniatura, com o objetivo de interagir com insetos através do tato. A ideia é “tocar” nos mesmos sem os magoar e ao mesmo tempo recolher dados de alguns dos seus comportamentos. Os investigadores referem que sistemas como robots micros podem ser utilizados para medir a força que estes exercem em ações como lutar ou caminhar, mas afirmam que não se tratam de interações diretas. A equipa pretende desenvolver dedos muito suaves, para uma interação humana numa escala anteriormente inacessível.

E quando se fala numa escala inacessível, referem mesmo que o mundo microscópico é possível de observar, através de instrumentos de microscópio, mas muito difícil de interagir quando necessário. Os microrobots e microsensores foram um passo realizado para se medidas dos insetos, do seu comportamento. A nova tecnologia pretende reações diferentes, resultado das interações diretas com os insetos.

Luva insectos

Segundo é referido no estudo, publicado na Scientific Reports, os pequenos dedos são compostos por metal líquido flexível, com sensores de tensão. Para simular um músculo, a mão utiliza um balão pneumático suave, permitindo dessa forma controlar os dedos. Do lado dos humanos, há uma luva de borracha que permite estabelecer o contacto com a sua “micro-mão”, permitindo assim uma interação segura com insetos ou objetos microscópicos.

Nos primeiros testes, a mão robótica foi testada para avaliar a força reativa do inseto conhecido como bicho-de-conta, nomeadamente das suas pernas, empurrando-o. E o cálculo da força foi de 10 mN, valores previamente estimados pelos sensores utilizados. Um dos investigadores, o professor Konishi, refere que os dedos robóticos permitem medir diretamente a força das pernas e torso, de forma independente do inseto, algo que até aqui não tinha sido possível.

Os investigadores referem também que a tecnologia pode ser utilizada em aplicações de realidade aumentada, para interagir com o ambiente numa escala microscópica.

Luva insectos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.