O phishing continua a ser uma das ferramentas mais utilizadas para conseguir instalar software malicioso nos computadores e o nível de sofisticação está a aumentar, mas hoje circulam alguns emails aparentemente simples, sem mensagens no corpo do correio eletrónico, e com anexos que sugerem que há multas a pagar.

Foram também identificados emails referindo erros na declaração de IRS de 2021, com um link onde se sugere que o utilizador verifique a incorreção.

Estes são emails que devem ser apagados imediatamente, sem abrir os anexos e sem seguir os links, recomendações que fazem parte das boas práticas para evitar ser vítima deste tipo de esquemas e de ataques informáticos.

Ainda ontem também a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou para a circulação de mensagens fraudulentas que usam indevidamente o seu nome e imagem

"Caso tenha recebido uma destas mensagens, que representam um esquema de fraude de uma entidade desconhecida da CMVM, desconsidere a mesma, não devendo efetuar qualquer ação solicitada, descarregar eventuais anexos ou aceder a links indicados nessa mensagem", pode ler-se no aviso.

As mensagens são remetidas de contas de e-mail falsas com o domínio @cmvm-law.com e solicitam, em nome da CMVM e utilizando o seu logótipo, dados e informação pessoal.

Ontem a DECO lançou uma nova plataforma onde os consumidores podem verificar se os links enviados são ou não seguros.

O SAPO TEK tem reunido vários exemplos de phishing numa galeria que está em permanente atualização. Clique nas imagens para mais detalhes, estas são seguras.