Um dos maiores eventos de smartphones do mundo já está aí e as novidades não param de chegar. Até agora, o Mobile World Congress (MWC) já ressuscitou o 3310 da Nokia, trouxe dois novos Moto da Lenovo, o G5 e o G5 Plus, viu a Alcatel apostar nos LED, a Huawei a apresentar o P10 e a Samsung a mostrar dois novos tablets em vez dos habituais smartphones topos de gama.

Já a Sony apresentou novos smartphones, um projetor e uns phones. A grande aposta é o Xperia XZ Premium, um smartphone de 5,5 polegadas que tem como grande atrativo o facto de ser o primeiro do mundo a ter um ecrã 4K HDR, garante a marca. O smartphone tem também um novo sistema de câmara chamado de Motion Eye. Este sistema permite gravar em super-slow motion a 960 frames por segundo, isto numa resolução de 720p.

O processador presente neste Xperia XZ Premium é o Snapdragon 835 da Qualcomm. A bateria terá capacidade para 3.230 mAh e o smartphone será resistente à água. O ponto contra? Só irá chegar ao mercado no final da primavera, início do verão, na melhor das hipóteses.

Ainda na divisão de smartphones, a empresa japonesa apresentou o XA1, XA1 Ultra e o Xperia XZs, três smartphones de média gama. O Xperia XZs também tem o sistema de câmara Motion Eye de 19MP do XZ Premium. O ecrã, ao contrário do Xperia XZs, não é 4K HDR, mas sim de 1080 pixeis para 5,2 polegadas. O processador será o Snapdragon 820 da Qualcomm e terá, também, resistência à água. O lançamento deverá acontecer em abril, mas os preços ainda não são conhecidos.

Os outros dois smartphones, o Xperia XA1 e XA1 Ultra, têm um processador Helio P20 da Mediatek. A versão “normal” tem um ecrã de 5 polegadas com qualidade 720p e a versão Ultra terá painel de 6 polegadas com qualidade 1080p. Os dois dispositivos contam com um sensor traseiro de 23MP. Ainda não são conhecidos os valores de venda para os dois dispositivos, com a data de lançamento a estar marcada para a primavera.

Outro dos destaques da Sony é um projetor, o Xperia Touch, que terá o Android como sistema operativo e terá um preço para a Europa de 1.499 euros. Este projetor irá funcionar como um hub digital para as famílias e será possível ver eventos do calendário, a meteorologia em tempo real e fazer chamadas de vídeo, por exemplo. O Touch fará tudo o que se espera de um tablet Android e também irá funcionar com a funcionalidade Remote Play da PlayStation 4.

Por último, a Sony apresentou o Xperia Ear, uns headphones com um assistente digital, o Sony Agent, embutido. A tecnológica explica que este dispositivo é “hands-free, eyes-free e ears-free”. É “ears-free” porque utiliza a tecnologia “open-ear” que transmite som diretamente para o canal auditivo. Isto permite aos utilizadores ouvirem música e, neste caso, interagir com o assistente digital ao mesmo tempo que ouvem o ruído do mundo à sua volta.

Acompanhe todas as novidades do Mobile World Congress com o TeK, que está no terreno em Barcelona a fazer a cobertura do maior evento de dispositivos móveis do mundo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.