Marcado para a tradicional data em que se comemora o Halloween, a Neuralink tinha agendado um showcase dos seus produtos, mas foi o próprio Elon Musk que anunciou o adiamento na sua conta do Twitter. Sem qualquer explicação, refere que a apresentação será agora realizada a 30 de novembro.

Há mais de ano e meio que a Neuralink não faz demonstrações sobre o avanço do seu chip neural e a última vez que o fez vimos macacos a jogar Pong telepaticamente. Desde então, não houve mais nenhum ponto de situação da tecnologia, mas as polémicas em torno da empresa de Elon Musk têm surgido, desde a possibilidade de o magnata investir em empresas rivais que estão a produzir chips cerebrais, à saída da maioria dos cofundadores da empresa com acusações de funcionamento caótico, em que a missão aponta num sentido, mas os projetos que vai revelando parecem seguir noutro diferente.

O fato da Neuralink ainda não ter assegurado a aprovação regulamentar da FDA para começar os testes em humanos poderá estar por trás do desconforto em torno da empresa. A sua rival Synchron, que desenvolveu um tipo de implante cerebral concebido para ser implantando de modo menos invasivo, conseguiu aprovação para testar a sua tecnologia num conjunto de seis voluntários humanos no Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque, ainda em 2021. E já este ano, fê-lo no seu primeiro paciente norte-americano, um homem diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, que poderá comunicar utilizando os seus pensamentos.

Ainda assim, a empresa de Elon Musk conseguiu obter fundos importantes em rondas de financiamento, essencial para acelerar o processo de desenvolvimento da sua tecnologia. Em inícios de dezembro de 2021, Elon Musk previa começar a testar os chips em cérebros humanos em 2022 e em abril começou a recrutar especialistas que trabalham na indústria de smartwatchs para ajudar no seu chip.

O ponto de situação previsto agora para o fim de novembro dará uma luz sobre o estado atual do trabalho da empresa, se realmente a Neuralink conseguiu obter as permissões necessárias para os testes em humanos ou, por outro lado, mostrar avanços da tecnologia, mas adiando mais tempo os implantes em pacientes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.