Nos próximos meses a Apple pode lançar uma versão do Mac Pro com versões otimizadas dos seus chips M2, o M2 Ultra e M2 Extreme, que têm vindo a dar mote a alguns rumores. A empresa estará a testar uma configuração do desktop com um CPU de 24 cores e um GPU de 76 cores, apoiada numa memória de 192 GB e, supostamente, estará também a experimentar uma segunda opção, ainda mais poderosa.

A informação é avançada por Mark Gurman, analista e autor da newsletter Power On da Bloomberg, que acredita ser esta base para uma nova atualização dos Mac Pro, a lançar nos próximos meses e que chegará aos utilizadores com duas opções de configuração ao nível da capacidade de processamento.

Já chegou o novo Mac Pro com opções de modificação que podem ultrapassar os  63 mil euros
Já chegou o novo Mac Pro com opções de modificação que podem ultrapassar os 63 mil euros
Ver artigo

"A minha convicção é que o Mac Pro vai ser disponibilizado com opções de 24 e 48 núcleos de CPU e 76 e 152 núcleos gráficos - juntamente com até 256 gigabytes de memória", escreve o especialista em assuntos Apple. Segundo a mesma informação, os novos chips M2 Ultra e M2 Extreme, que combinam as novas configurações, vão ser entre duas e quatro vezes mais poderosas que a suposta configuração do M2 Max.

Refira-se que na sua configuração básica, o processador M2 integra oito CPUs e 10 GPUs. O M2 Max, que se espera venha a ser lançado em breve atualizado o M1 Max, deve contar com 12 núcleos de processamento de 38 GPUs.

A mesma fonte antecipa que antes do lançamento desta nova versão do desktop topo de gama da Apple acontecer, a empresa atualizará as linhas MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, que passarão a contar com a capacidade de processamento dos chips M2 Pro e M2 Max. O Mac Mini deve também ganhar uma versão atualizada nos próximos meses, com um chipset M2 igual àquele que é usado no MacBookAir, lançado já este ano.

Já na edição da semana passada da mesma Newsletter, o analista tinha adiantado outras informações sobre possíveis novidades da Apple, prestes a serem lançadas. Nessa altura estimava que em poucos dias a empresa da maçã refrescasse a linha de tablets, atualizando o iPad Pro com processadores M2 (imagens na galeria abaixo). Dias depois o rumor confirmou-se e a marca apresentou essa e outras novidades para a família iPad.