A Microsoft apresentou recentemente o Windows 11 SE, uma versão do seu sistema operativo, que promete trazer as funcionalidades e as restrições necessárias numa versão estritamente focada na educação, para um pacote de software leve e adaptável a equipamentos de entrada de gama.

Em Portugal um dos fabricantes que já está a comercializar equipamentos com esta nova versão do SO é a JP-IK (unidade de negócio, para a área da educação, do grupo fundado a partir da JP Sá Couto). A empresa do Porto explicou ao SAPO TeK que desde o passado dia 9 de novembro está a equipar os dispositivos direcionados ao mercado de educação com Windows 11 SE.

A oferta está direcionada exclusivamente a escolas e, como tal, a chegada efetiva aos alunos desta nova versão do Windows dependerá dessa opção de software ser escolhida pelas escolas, nos equipamentos que forem adquiridos entretanto. O Windows SE não pode ser instalado em máquinas que já estejam a funcionar. Tem de ser o sistema operativo de origem do equipamento e como tal vai integrar apenas máquinas novas.

Na lista de fabricantes com equipamentos para este segmento e planos para integrar o Windows 11 SE estão também a Acer, Asus, Dell, Dynabook, Fujitsu, HP, Lenovo e Positivo, que levarão ao mercado ofertas com preços a partir de 249 dólares (218 euros). A própria Microsoft também já confirmou que o Surface SE vai correr a nova versão do software.

A expectativa é que a nova gama de modelos chegue ao mercado entre o final deste ano e o início do próximo, através dos canais de distribuição específicos para o mercado da educação. Com esta nova aposta, a Microsoft pretende reforçar presença num segmento onde os Chromebooks e o Chrome OS da Google têm já uma forte presença.

A gigante do software explica que esta nova oferta vai reforçar a gama de soluções com Windows 11 para o mercado de educação, atendendo às necessidades que as escolas têm manifestado, de ter acesso a soluções “simples, seguras e compatíveis com dispositivos mais acessíveis", como refere Paige Johnson, vice-presidente da multinacional para o marketing na área da educação, numa publicação no blog da empresa.

O Windows SE traz para uma versão simplificada do sistema operativo da Microsoft, com acesso gratuito - online e offline - a funcionalidades normalmente integradas em versões profissionais, com o pacote Office, ou com 1 TB de espaço para armazenamento na cloud. Suporta todo um leque de ferramentas úteis para a aprendizagem, como aplicações de comunicação, filtragem de conteúdos, apoio ao estudo, ou navegadores. Com instalação controlada ou vedada, ficam as aplicações que possam funcionar como uma distração para os estudantes. Ferramentas com a loja de aplicações da Microsoft, por exemplo, não estão pré-carregadas nos equipamentos.

Em comunicado, a JP-IK já tinha referido no final da semana que o Windows 11 SE “otimiza o papel das escolas na gestão integrada dos seus dispositivos, controlando o acesso ao conteúdo extracurricular, garantindo maior segurança e sucesso escolar”. A empresa acrescentava também que, esta nova edição, “garante uma experiência interconectada em sala de aula através da nuvem, integrando aplicações essenciais de conectividade e comunicação”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.